SóProvas


ID
5434825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca do tratamento contábil aplicável a ativo imobilizado, ativo intangível e redução a valor recuperável.


A redução ao valor recuperável representa o declínio gradual do potencial de benefícios de um ativo motivada por desgaste, uso ou obsolescência do referido ativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    • A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente na conta de depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
    • Perda por desvalorização - É o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável. 
  • Redução ao valor recuperável pode ser entendida como uma perda dos futuros benefícios econômicos ou do potencial de serviços de um ativo, além da depreciação. Se o valor recuperável for menor que o valor líquido contábil, este deverá ser ajustado. Destarte, a redução ao valor recuperável é um instrumento utilizado para adequar o valor contábil dos ativos à sua real capacidade de retorno econômico, ou seja, reflete o declínio na utilidade de um ativo para a entidade que o controla.

    A redução ao valor recuperável não deve ser confundida com a depreciação. A depreciação é entendida como o declínio gradual do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração, ou seja, a perda do potencial de benefícios de um ativo motivada pelo desgaste, uso, ação da natureza ou obsolescência. Já a redução ao valor recuperável é a desvalorização de um ativo quando seu valor contábil excede seu valor recuperável.

    Fonte: MCASP

    Gabarito: ERRADO

  • errado,

    Associação que já é figurinha repetida, muito cobrada nos concursos de Tribunais entre 2014-2016.

    Grave:

    1. Impairment - Benefícios Futuros.
    2. Depreciação - Obsolescência, uso e desgaste.
  • Julgue o item que se segue, acerca do tratamento contábil aplicável a ativo imobilizado, ativo intangível e redução a valor recuperável.

    A redução ao valor recuperável representa o declínio gradual do potencial de benefícios de um ativo motivada por desgaste, uso ou obsolescência do referido ativo. ERRADO

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    5.7. REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL

    Redução ao valor recuperável pode ser entendida como uma perda dos futuros benefícios

    econômicos ou do potencial de serviços de um ativo, além da depreciação. Se o valor recuperável for

    menor que o valor líquido contábil, este deverá ser ajustado. Destarte, a redução ao valor recuperável é um instrumento utilizado para adequar o valor contábil dos ativos à sua real capacidade de retorno econômico, ou seja, reflete o declínio na utilidade de um ativo para a entidade que o controla.

    A redução ao valor recuperável não deve ser confundida com a depreciação. A depreciação é

    entendida como o declínio gradual do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração, ou

    seja, a perda do potencial de benefícios de um ativo motivada pelo desgaste, uso, ação da natureza ou

    obsolescência. Já a redução ao valor recuperável é a desvalorização de um ativo quando seu valor

    contábil excede seu valor recuperável.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - páginas: 188/189

  • A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível será registrada periodicamente na conta de depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.

    Perda por desvalorização, por outro lado, é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.

    Com isso, incorreta a assertiva.

  • Esta questão versa sobre conceitos relacionados à mensuração de ativos.

    Sobre o assunto, o MCASP, 9ª ed., pág. 240, dispõe que:

    "Redução ao valor recuperável pode ser entendida como uma perda dos futuros benefícios econômicos ou do potencial de serviços de um ativo, além da depreciação. Se o valor recuperável for menor que o valor líquido contábil, este deverá ser ajustado. Destarte, a redução ao valor recuperável é um instrumento utilizado para adequar o valor contábil dos ativos à sua real capacidade de retorno econômico, ou seja, reflete o declínio na utilidade de um ativo para a entidade que o controla."

    Ou seja, o enunciado não está de acordo com a definição. De fato, o enunciado está conceituando a depreciação. Portanto, item errado.


    Gabarito do Professor: ERRADO.