SóProvas


ID
5434864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, referentes ao balanço orçamentário.


Quando existentes, os valores destinados ao refinanciamento de dívidas da entidade deverão ser apresentados nas categorias de dívida mobiliária e dívida contratual.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. De acordo com o MCASP, 8.ª edição, os valores referentes ao refinanciamento da dívida pública deverão ser segregados em operações de crédito internas e externas, e estas segregadas em dívida mobiliária e dívida contratual. Esse nível de agregação também se aplica às despesas com amortização da dívida e refinanciamento.

    ✍ Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

  • Correto,

    Conforme o capítulo 2.5.1 (Definições do Quadro Principal do Balanço Orçamentário), temos a defininção de "Operações de Crédito/Refinanciamento".

    Operações de Crédito / Refinanciamento

    Os valores referentes ao refinanciamento da dívida pública deverão ser segregados em operações de crédito internas e externas, e estas segregadas em dívida mobiliária e dívida contratual. Este nível de agregação também se aplica às despesas com amortização da dívida e refinanciamento. (MCASP, 8ºed, página 424).

  • Julgue o item subsequente, referentes ao balanço orçamentário.

    Quando existentes, os valores destinados ao refinanciamento de dívidas da entidade deverão ser apresentados nas categorias de dívida mobiliária e dívida contratual. CERTO

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 8ª Edição

    Operações de Crédito / Refinanciamento

    Demonstra o valor da receita decorrente da emissão de títulos públicos e da obtenção de empréstimos, inclusive as destinadas ao refinanciamento da dívida pública.

    Os valores referentes ao refinanciamento da dívida pública deverão ser segregados em operações de crédito internas e externas, e estas segregadas em dívida mobiliária e dívida contratual. Este nível de agregação também se aplica às despesas com amortização da dívida e refinanciamento.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 424

  • Questão sobre o balanço orçamentário.

    O balanço orçamentário é uma das demonstrações contábeis obrigatórias para o setor público, por força do art. 101, da Lei n.º 4.320/1964, que dispõe que ele demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, essa é a essência do demonstrativo.

    Em um contexto mais recente, o MCASP, compatibilizando as disposições da legislação aplicável, da NBC TSP 11 e da NBC TSP 13 (normas que tratam da convergência aos padrões internacionais), promove alguns ajustes na estrutura antiga estrutura do Balanço Orçamentário (BO) estabelecido na Lei n.º 4.320/64.

    Tomando como base a nova estrutura do MCASP, veja a composição de parte do BO no que tange às receitas orçamentárias, por exemplo:


    Atenção! Abaixo da linha de Subtotal de receitas (III) temos ainda a linha segregada de operações de crédito/refinanciamento (IV) e o Subtotal com refinanciamento (V). O Total é contabilizado na última linha (VII). Veja na prática como isso é refletido no BO:


    Nesse contexto, o MCASP dispõe:

    Operações de Crédito / Refinanciamento

    Demonstra o valor da receita decorrente da emissão de títulos públicos e da obtenção de empréstimos, inclusive as destinadas ao refinanciamento da dívida pública.

    Os valores referentes ao refinanciamento da dívida pública deverão ser segregados em operações de crédito internas e externas, e estas segregadas em dívida mobiliária e dívida contratual. Este nível de agregação também se aplica às despesas com amortização da dívida e refinanciamento."

    Dica! É importante saber que no balanço orçamentário conforme a estrutura do MCASP, tanto na parte da receita (Operações de Crédito/Refinanciamento) quanto na parte da despesa (Amortização da Dívida/Refinanciamento) os valores são segregados dessa forma: interna/externa e mobiliária/contratual.

    Feita a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Quando existentes, os valores destinados ao refinanciamento de dívidas da entidade deverão ser apresentados nas categorias de dívida mobiliária e dívida contratual.


    Gabarito do Professor: CERTO.