SóProvas


ID
5434924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Acerca da amostragem em auditoria, julgue o item seguinte.

A seleção de itens de uma população feita de maneira direcionada por um auditor não poderá ser classificada como uma amostragem estatística.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. NBC TA 530: “Unidade de amostragem é cada um dos itens individuais que constituem uma população. Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características: (a) seleção aleatória dos itens da amostra; e (b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras,incluindo amensuração do risco de amostragem. A abordagem de amostragem que não tem as características (a) e (b) é considerada uma amostragem não estatística”.

    ✍ Questões Inéditas → https://t.me/qinedita

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, ambas do Conselho Federal de Contabilidade.

    De acordo com a norma, “pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra". (grifo nosso.)

    Assim, é possível identificar que caso a seleção de itens de uma população seja realizada de maneira direcionada, ela será classificada como amostragem não estatística.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A amostragem em auditoria pode ser estatística (o que pressupõe seleção aleatória e uso da teoria das probabilidades para a avaliação dos resultados) e não estatística.

    Complementando:

    Amostragem estatística: os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida e diferente de zero de ser selecionada.

    Amostragem não estatística: o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra