-
A Classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização.
Classificação por importância operacional
Classe X - Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.
Classe Y - Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.
Classe Z - Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos.
A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa
-
A classificação XYZ (Por importância operacional)
Avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):
- Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado. Classe Y Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário;
- Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade;
- Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.
Fonte: Gestão de Materiais, Renato Ribeiro Fenilli, Enap Didáticos.
Gab. A
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas classificações de materiais. No caso desta questão, deverá ser marcada a alternativa que contém a classificação de materiais que leva em conta a imprescindibilidade do material.
A classificação XYZ ou por importância operacional avalia o grau de imprescindibilidade do item para o bom desempenho das atividades da organização. As classes são assim definidas:
- Classe X: são materiais de baixa criticidade, sua falta, por isso, não implica em problemas nas atividades organizacionais. No caso de falta, podem ser encontrados com facilidade no mercado. Nada de paralisações, risco à segurança, ambiental e patrimonial.
- Classe Y: materiais de criticidade mediana/ intermediária. Podem ser substituídos com relativa facilidade.
- Classe Z: nessa classe estão os materiais de máxima criticidade, são indispensáveis para o bom desempenho das atividades da organização. Diferente dos outros, não pode ser substituído facilmente por equivalentes tão rapidamente sem que acarrete prejuízos significativos. A falta de materiais dessa classe provoca a paralisação do processo produtivo, pode, ainda, colocar em risco a segurança das pessoas, do ambiente ou o patrimônio da empresa.
Tendo levantado os pontos acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
-
GABARITO: LETRA A
A Classificação XYZ
- avalia a criticidade do item, ou seja, quão imprescindível ele é para as operações da empresa.
- Uma das dificuldades da Classificação XYZ é a subjetividade da classificação dos itens.
Classe X – Itens de baixa criticidade:
A falta destes itens não paralisa a produção, riscos de segurança ou danos ao patrimônio;
Podem ser substituídos
O fornecimento dos itens é facilitado e rápido.
Classe Y – Itens de criticidade média:
A falta desses itens pode paralisar a produção, riscos de segurança ou dados ao patrimônio;
Podem ser substituídos ou adquiridos em caso de falta;
Classe Z – Itens de máxima criticidade:
Imprescindíveis para o andamento dos trabalhos;
Sua falta certamente paralisará as operações ou colocará as pessoas e o patrimônio em risco;
Não podem ser substituídos por equivalentes;
A aquisição desses materiais é complicada e demorada.
FONTE: http://aprendendogestao.com.br/classificacao-xyz-criticidade/
-
Achei que ZYX e XYZ fossem a mesma coisa. Que sacanagem
-
Classe X - Materiais de aplicação não importante. Criticidade baixa. Falta não acarreta paralisação do processo. Podem ser facilmente adquiridos ou substituídos por materiais similares da própria organização.
Classe Y - Criticidade média. São importantes para o processo porém podem ser substituídos por outros com relativa facilidade, mesmo não possuindo similares na empresa.
Classe Z - Criticidade máxima. Imprescindíveis ao processo e não podem ser substituídos por similares. Sua falta provoca a paralisação da produção e/ou fases operativas da organização
Fonte: Material Estratégia Concursos
-
Eu e mais da metade aqui caímos na pegadinha... :(
Nem cheguei a ler a alternativa A... fui seca na letra B :p
-
Pegadinha!
-
Pegadinha maldosa!!!
Porém a avaliação de criticidade é a classificação XYZ a qual é sinônimo da Classificação quanto à importância operacional.
-
Quem marcou rápido ERRRRRRROUUUUUUUUUUUUUU
-
Classificação quanto a: Importância Operacional ou XYZ
Classificação ZYX é PEGADINHA!!
GAB.: LETRA A