SóProvas


ID
54358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A expectativa que se iniciou nos EUA com a posse de
Barack Obama percorre a América Latina, enquanto os países
aguardam a definição da nova política americana para a região.
Embora Obama tenha prometido uma nova era de relacionamento,
existe, nessa região, uma consciência generalizada de que as
atenções do novo presidente americano estarão mais voltadas para
a crise econômica e as guerras no Afeganistão e no Iraque.
Problemas, no entanto, como a violência e o tráfico de drogas no
vizinho México devem requerer atenção especial de Obama,
enquanto países da região temem que um maior protecionismo à
economia americana afete seus tratados comerciais.

O Globo, 15/2/2009, p. 39 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
abrangência do tema nele tratado, julgue os itens seguintes.

Embora tenha-se iniciado na Europa, a atual crise econômica atingiu diretamente os EUA e o Japão.

Alternativas
Comentários
  • A crise econômica de 2008-2009 é uma crise financeira internacional que tem suas raízes na "bolha da Internet" de 2001 e que se precipitou com a falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers,seguida no espaço de poucos dias pela falência técnica da maior empresa seguradora dos EUA a American International Group (AIG).Ou seja, a crise originou-se nos EUA e não na Europa.
  • Caro Rondinei, Concordo com o seu comentário, à exceção da citada "bolha da internet". Pelo que me consta a origem da crise financeira global teve raiz na chamada "bolha imobiliária americana" Abraços.
  • Eu também concordo com você Fábio, apesar de estarmos falando da mesma coisa em uma semântica diferente. Quando se fala em "bolha imobiliária" ou "bolha da internet", trata-se do mesmo assunto. O fato é que, quando eu optei por essa expressão (quase em desuso) ao invés daquela, eu fazia referência à crise e seus efeitos no campo financeiro, cuja movimentação se dá via internet. Mas você está certo. Obrigado pelo cometário. Abraço.
  • Olha só, sendo sincero, essa Danielle nao sabe é nada. Ela simplesmente pega, marca qualquer uma, ai vem aqui nos comentários e escreve a resposta. MAS QUE COISA BURRA! Aqui é para saberem o porque a questão foi respondida de forma errada. Ou seja, para as pessoas tirarem as duvidas, e nao, saberem somente a resposta, pois isso o site ja dá.

    Fiquei puto pq essa menina so faz comentário assim, nenhum pouco produtivo.

  •  A crise econômica se iniciou no mercado imobiliário dos Estados Unidos em 2008, e não na Europa, atingindo todo o mundo. Ela teve efeitos especialmente mais graves nos países desenvolvidos, que têm seus mercados financeiros fortemente atrelados ao dos Estados Unidos. A crise que se iniciou no mercado financeiro logo se alastrou para a economia real, diminuindo os níveis de produção e comércio mundiais. Uma das consequências diretas dessa redução do nível econômico é o aumento do desemprego e da dívida pública nos países afetados. Na Espanha e na Grécia, por exemplo, a taxa de desemprego está estimada em 25%. A crise iniciada em 2008/9 nos Estados Unidos acabou por afetar todo o mundo, mas em graus e de maneiras diferentes. No Brasil, por exemplo, o crescimento econômico diminuiu expressivamente, mas não houve aumento significativo do desemprego.


    A alternativa correta é : Errado.

  • A Danielle faz o favor de colocar o gabarito para quem não é assinante!