Cândido Mariano da Silva "Marechal Rondon" ficou órfão muito cedo (o pai morreu antes dele nascer e a mãe morreu quando ele ainda tinha dois anos), após isso foi criado pelo avô que também faleceu tempos depois e assim acabou sendo criado pelo tio até os 16 anos e acrescentou o sobrenome "Rondon" em homenagem à ele. Rondon era engenheiro militar e sertanista e foi responsável por estender a linha telegráfica de Mato Grosso até a Amazônia (comissão Rondon). Ao mesmo tempo das linhas telegráficas, estavam sendo construída a ferrovia madeira-mamoré. No percurso realizou várias descobertas e chegou a recorrer à caça quando faltavam suprimentos para a equipe. Rondon também é peça importante na defesa dos índios (inclusive da luta pela criação do Parque nacional do Xingu) e mesmo quando atacado por uma flexa envenenada vinda de índios nhambiquaras, ordenou que sua equipe recuasse e não reagisse, pois seu lema era penetrar no sertão somente com a paz, acerca disso Rondon pronunciou a frase "morrer se preciso for. matar, nunca!".
durante suas expedições, Rondon mapeou florestas, rios, montanhas, sempre mantendo relações cordiais com os índios.
A postura de Rondon acerca dos índios sempre foi a de defender a integração desses povos com a sociedade brasileira, mas sempre de forma pacífica e voluntária e dessa forma, ao longo do tempo passou a questionar a forma com que as autoridades tratavam os índios e a defender o direito deles permanecerem isolados.
A relação respeitosa de Rondon com os índios rendeu tanto sucesso, que índios bororos passaram a ajudá-lo em suas expedições. Ao perceber que fazendeiros agiam de forma violento com índios, Rondon Lutou para que fossem demarcadas áreas como zona de proteção ao modo de vida dos índios
O título de Marechal veio em em 05 de maio de 1955 quando tinha 90 anos e em 1957 foi indicado ao prêmio nobel da paz, mas infelizmente nunca recebeu o prêmio.
O aeroporto internacional de Cuiabá, localizado na Cidade de Várzea Grande leva o nome dele. A cidade de Rondonópolis e o estado de Rondônia também são homenagens a marechal Rondon
vale a pena fazer uma pesquisa mais profunda sobre ele.
Rondon exerceu um trabalho essencial na defesa dos povos indígenas na ocupação do interior brasileiro. Mato-grossense, percorreu o Centro-Oeste e a Amazônia construindo linhas telegráficas e ferrovias, entrando em contato com nativos.
São fatos ligados à biografia deste notável personagem:
· Rondon insistia na garantia efetiva das terras ocupadas pelos indígenas, e estimulou a criação do Parque Nacional do Xingú.
· Marechal Rondon, engenheiro militar e sertanista, defendia a integração do índio como cidadão da República.
· A ação de Rondon foi fundamental para a criação, em 1910, do Serviço de Proteção aos Índios (SPI).
Resposta: D