SóProvas


ID
5438215
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Irati - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com objetividade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.

http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-dapresidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Atributos da Redação oficial:

    Clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização uso da norma padrão da língua portuguesa.

    3.5 Impessoalidade

    Não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.

    g: B

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República 3ª edição p.20

  • Gabarito: B.

    Para responder a questão, é necessário o conhecimento sobre os atributos e fundamentos do manual de redação oficial. Dessa forma, analisando as alternativas:

    A - concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. CORRETO:

    Concisão

    • Máximo de informação com o mínimo de palavras.
    • Trata-se do oposto da prolixidade.
    • Evitar: caracterizações e comentários supérfluos, adjetivos e advérbios inúteis, subordinação excessiva (cortar/eliminar palavras ou expressões desnecessárias).

    B - As comunicações administrativas podem ser pessoais e informais. ERRADO: As comunicações devem ser impessoais.

    Impessoalidade

    • Agente comunicador único: serviço público.
    • Emissor: não deve apresentar impressões subjetivas sobre o que comunica.
    • Destinatário: deve receber tratamento homogêneo.
    • Assunto: deve ser de interesse público. 

    C - Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias.CORRETO:

    Objetividade

    • Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias.
    • As ideias que não acrescentam em nada devem ser dispensadas.

    D - É indispensável que o texto tenha coesão e coerência. Tais atributos favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto.CORRETO:

    Coerência e Coesão

    • A conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Percebe-se que o texto tem coesão e coerência quando se lê um texto e se verifica que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto são: referência, substituição, elipse e uso de conjunção.

    E - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.CORRETO:

    Clareza

    • Se a comunicação não for clara, ela não atinge seu objetivo, o qual é informar.
    • A clareza de um texto significa que deve haver um entendimento único e imediato.
    • A clareza tem muita relação com o princípio da publicidade.

    "Faça das dificuldades sua motivação!"

  • Acrescentando...

    Conforme o Manual (2018, p. 20):

    As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a).

    Gab. B

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca dos atributos da redação oficial.
    a) Conforme explica o Manual de Redação, a concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. É considerado conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Assim, verificamos que esta alternativa está correta.

    b) De acordo com o Manual de Redação, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Além disso, também deve decorrer da ausência de impressões individuais de quem comunica; da impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Ou seja, deve ser impessoal. Dessa forma, constatamos que esta alternativa está incorreta.
    c) O Manual de Redação explica que ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Ele ainda expõe que, para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. Nesse sentido, observamos que esta alternativa está correta.
    d) Quanto ao atributo da coesão e da coerência, o Manual de Redação o considera indispensável, uma vez que favorecem a conexão, a ligação, a harmonia entre os elementos de um texto. Nesse sentido, percebe-se que ele tem coesão e coerência quando ao lê-lo verifica-se que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, dando continuidade uns aos outros. Sendo assim, esta alternativa está correta.
    e) Para o Manual de Redação, a clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Então, define como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor e, portanto, não concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Desse modo, esta alternativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra B.