SóProvas


ID
5438305
Banca
HCRP
Órgão
HCRP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (HA), o tratamento não medicamentoso envolve:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Gabarito: C.

    A Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, carnes magras e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de doces e bebidas com açúcar. Ela é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada.

    "Faça da dificuldade a sua motivação."

  • Seria carnes vermelhas e não magras

  • A dieta DASH consiste em: (Krause)

    - ingestão de duas vezes o número médio de porções diárias de frutas, vegetais e produtos lácteos com baixo teor de gordura;

    - 1/3 da ingestão usual de carne bovina, de porco e presunto;

    - metade do uso típico de gordura e;

    - ¼ do número de lanches e doces.

    Objetivo: diminuir o consumo de gordura total, saturada e colesterol (com aumento da relação poliinsaturado/saturado) e aumentar o aporte de proteína e cálcio. É também rica em potássio, magnésio e fibras. 

  • Não entendi porque a letra C está incorreta

  • Os padrões alimentares considerados saudáveis têm sido associados à redução da PA. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) foi capaz de reduzir a PA, sendo o efeito atribuído ao maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes vermelhas. 

    A dieta do Mediterrâneo, assim como a DASH, é rica em frutas, hortaliças e cerais integrais, além de ser pobre em carnes vermelhas. Apresenta teor elevado de gorduras, devido ao consumo de quantidades generosas de azeite de oliva (rico em ácidos graxos monoinsaturados) e inclui o consumo de peixes e oleaginosas, além da ingestão moderada de vinho tinto. Essa dieta reduz o risco de problemas cardiovasculares, mas os efeitos sobre a pressão são modestos

  • Eu não vi erro em nenhuma das alternativas

  • A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas; preconiza a redução da ingestão de carne vermelha, doces e bebidas com açúcar. Ela é rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades reduzidas de colesterol, gordura total e saturada. A adoção desse padrão alimentar reduz a PA.

    É assim que tem no documento citado.

    Por esse motivo é que a alternativa C está incorreta.