SóProvas


ID
543871
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

À penetração da estaca em milímetros, correspondente a 1/10 da penetração para os últimos dez golpes, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    Nega:
    Na execução das estacas, o operador não deve cingir-se, rigorosamente, a profundidade prevista no projeto, realizando, porém, a cravação até onde a “nega” da estaca e o material extraído da sondagem indicarem a presença de camada suficientemente resistente para suportar a obra a ser executada.

    4.2 O conceito de “nega” a ser aplicado conforme citado acima, deve ser empregado para o controle de cravação da estaca, não sendo recomendável seu uso para determinação da capacidade de carga de estaca. A “nega” deve ser de 20mm (qdo nao fixado outros valores) para 10 golpes do martelo obtida.

  • Fonte: Fundações: guia prático de projeto, execução e dimensionamento.

    O ponto em que a estaca deve parar, quando da sua execução, é estabelecido pela nega. A nega é um valor adotado a priori e corresponde ao número de golpes do pilão do bate-estaca - ou de quedas do balde strauss - necessários para aprofundar a estaca a um determinado comprimento, também preestabelecido. O valor da nega pode variar em função da maior ou menor confiança no solo. Um valor muito utilizado é o de 10 golpes para 1cm. Convém que a nega seja verificada mais de uma vez , para confirmar que efetivamente se atingiu o ponto de apoio da estaca e que não se trata apenas de uma camada mais resistente ou de grande atrito mas pouco profunda sendo atravessada.