SóProvas


ID
54388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue
os itens a seguir.

Os documentos de arquivo não são objeto de coleção, mas produtos e subprodutos das funções e das atividades de uma organização pública ou privada e das atividades de uma pessoa física.

Alternativas
Comentários
  • Os documentos das BIBLIOTECAS que são objeto de coleção. Ou seja, são órgãos colecionadores.Já os arquivos, são órgãos receptores e têm estreito vínculo com as atividades funcionais de um órgão do governo ou de qualquer outra entidade.P.S: olha as questões da cespe são boas mesmo, valorizam as muitas horas de nosso estudo. Bem melhores do que a FCC.Abraço!
  • Resumo de BIBLIOTECA e ARQUIVOBiblioteca : - Orgão colecionador- objetivo é INSTRUI e EDUCAR- Público alvo = pesquisador, estudantes e cidadãos comuns- Documentos em múltiplos exemplares- processamento técnico = tombamento, classificação e catalogação.- Fins culturaisARQUIVO:- Orgão receptor- Objetivo: provar, testemunhar- público alvo = administradores(que produziram os documentos)e pesquisadores- processamento técnico = registro, arranjo e descrição- fins funcionais"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."(Papa João XXIII)
  • Um dos conceitos de Arquivo:É um ou mais conjuntos de documentos, de qualquer época, forma e suporte material, produzidos, recebidos e acumulados em processo natural, por uma Unidade no exercício de suas funções ou conservados para servir de referência, prova, informação ou fonte de pesquisa.
  • Arquivo NÃO é coleção.
  • Questão certa

    De acordo com lei 8.159, art. 2º Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

  • Solon Buck define: “Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros”.1

    Pela conceituação deduz-se três características que distinguem os arquivos:

    a) exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa.

    b) origem no curso de suas atividades. Os documentos devem servir de prova de transações passadas.

    c) caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacado do seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto.

     

     

     

     

  • os objetos de coleção por pessoas particulares não são, considerados arquivos.

  • Gente! Posso estar errada, mas, entendo que coleção tem haver com museu.

    Museu - É o conjunto de objetos coletados nas mais variadas fontes e que contam a história de um povo, sendo sua finalidade essencialmente cultural. Consiste em uma coleção de peças e objetos de valor cultural, reunidos, conservados e colocados à disposição do público. 

    Biblioteca - É o conhecimento genérico e produzido a terceiros. Corresponde ao conjunto material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta com objetivos culturais. O documento de biblioteca institui e ensina.

    Alguém pode me esclarecer?

  • Esclarecendo a dúvida da colega Natashe: “Coleção tem a ver com museu?”

    Se colecionar é reunir objetos, dados, etc., então tanto a biblioteca como o museu são órgãos colecionadores, cada qual com suas particularidades. Nas bibliotecas, encontramos múltiplos exemplares dispostos ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta. Nos museus, os documentos são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Além de possuírem objetivos educativos e culturais, também se preocupam com a conservação de sua coleção.

    Segundo os professores Davi Barreto e Fernando Graeff, é possível estabelecer que:

    - a biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); que os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos; e que seus fornecedores são múltiplos.
     
    - o museu é órgão colecionador, isto é, a coleção é artificial (não decorre do exercício natural) e classificada segundo a natureza do material e a finalidade específica do museu a que pertence; e que seus objetivos finais são educativos e culturais, mesmo custodiando alguns tipos de documentos originariamente de cunho funcional.
     
    Fonte:Ponto dos Concursos - Curso on-line de Arquivologia para Técnico Administrativo do MPU.
     
  • De pessoas juridicas também ;)