SóProvas


ID
5438938
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

Após virar alvo de inquérito sobre fake news, Bolsonaro ameaça atuar fora 'das 4 linhas da Constituição'
Após prometer e não apresentá-las, presidente volta a afirmar ter provas de que houve fraude nas eleições de 2018
O presidente Jair Bolsonaro reagiu à decisão de Alexandre de Moraes de incluí-lo na investigação do inquérito das fake news e acusou o ministro do STF de atuar fora das "quatro linhas da Constituição". A determinação ocorreu após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, ter enviado à Corte uma notícia-crime relatando as declarações feitas por Bolsonaro em uma transmissão ao vivo, na semana passada.
—O ministro Alexandre de Moraes abriu um inquérito de mentira, me acusando de mentiroso. É uma acusação gravíssima. Ainda mais num inquérito sem qualquer embasamento jurídico. Não pode começar por ele. Ele abre, apura e pune? Sem comentários. Isso está dentro das quatro linhas da Constituição? Não está. Então o antídoto não está dentro das quatro linhas da Constituição. Ninguém é mais macho que ninguém — afirmou Bolsonaro, em entrevista ao programa "Os Pingos Nos Is", na rádio Jovem Pan.
O presidente não explicou o que seria jogar fora das "quatro linhas" e repetiu algumas vezes esse argumento durante a entrevista, de mais de duas horas. Segundo ele, a investigação é precipitada.
— Estão se precipitando. Um presidente da República pode ser investigado? Pode. Num inquérito que comece no Ministério Público e não diretamente de alguém interessado. Esse alguém vai abrir o inquérito, como abriu? Vai começar a catar provas e essa mesma pessoa vai julgar? Olha, eu jogo dentro das quatro linhas da Constituição. E jogo, se preciso for, com as armas do outro lado. Nós queremos paz, queremos tranquilidade. O que estamos fazendo aqui é fazer com que tenhamos eleições tranquilas ano que vem — afirmou.
Adaptado de: ÉBOLI, Evandro: O GLOBO, 2021.
Disponível em:
https://oglobo.globo.com/brasil/apos-virar-alvo-de
inquerito-sobre-fake-news-bolsonaro-ameaca-atuar
fora-das-4-linhas-da-constituicao-1-25141267.
Acesso em: 05 ago. 2021. 

Levando em consideração gênero do texto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Marquei a opção A porque achei a matéria tendenciosa kkkkk , mas enfim

  • Gabarito: B

    Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo.

  • Deram uma catucadinha no bolsominion. Tinham que proibir questões envolvendo política !

  • Se tratando de O Globo é tendenciosa sim. Mas tem que responder o que a Banca quer.

  • questão pega Bozonarista kkk. isso é bom pra tirar gente que tem político de estimação de uma carreira pública.
  • Esquerda e Direita, dos braços do sistema. Enquanto o papel da esquerda e afundar o brasil....o papel da direita e vim com o discurso que a melhor saída e a privatização. Quem sai ganhando com isso nunca e o povo.

  • BANCA DE ESQUERDA . ATÉ QUANDO TEREMOS ESTAS PORCARIAS. COLOCANDO TEXTO DA GLOBO.

  • Respondi a questão tecnicamente e acertei .Mas não existe conteúdo mais parcial do que os da globo! fica tão escancarada tal parcialidade que reflete até na resposta que diz "na medida do possível na neutralidade dos fatos ou seja na reserva do possível .

  • Para quem marcou a D (como eu), e esteja procurando o erro, acredito seja a parte " este artigo de opinião", posto que se trata de notícia.