SóProvas


ID
5439547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

     Aos trinta e oito anos de idade, Ana foi diagnosticada com um câncer em estágio inicial, que seria tratado com quimioterapia e radioterapia. Muito assustada e ansiosa, Ana decidiu que, antes de iniciar o tratamento, faria uma viagem havia muito planejada e que levaria uma vida mais prazerosa. Adiou o tratamento, fez a viagem, participou de festas, aumentou o consumo de bebidas alcoólicas e viveu aquilo que considerou desejável. Quando decidiu iniciar o tratamento, o tumor havia aumentado e o tratamento mudado, tendo passado a ser mais agressivo.

Com relação a essa situação hipotética e aos vários aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue. 

Ana apresentou inicialmente um tipo de enfrentamento centrado no problema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • Gabarito: errado!

    Enfrentamento focalizado na emoção!

    "O coping centrado na emoção descreve a tentativa de substituir ou regular o impacto emocional do estresse no indivíduo, derivando principalmente de processos defensivos, o que faz com que as pessoas evitem confrontar conscientemente com a realidade de ameaça."

  • A questão aborda os aspectos psicológicos de uma paciente com diagnóstico de câncer.


    O paciente, ao receber uma notícia negativa sobre seu estado de saúde, pode apresentar comportamentos de negação, raiva, desespero, isolamento, entre outros. Após o recebimento da notícia, podem surgir estágios, chamados de cinco estágios do luto, que consistem nas etapas passadas pelo sujeito a aceitação da doença, seja qual for seu diagnóstico:


    1º estágio: negação ou isolamento


    São comuns em pacientes que receberam o diagnóstico de forma inesperada ou prematura, muitas vezes revelando o despreparo profissional em dar a notícia ao sujeito. Geralmente ocorre logo no início da doença, mas podem ocorrer raras vezes no decorrer do tratamento.


    2º estágio: Raiva


    Sentimentos como raiva, revolta, inveja e ressentimento projetadas no ambiente como um todo: na família, nos médicos, nos amigos. O paciente acha que ninguém é competente e que todos estão lhe tratando de forma inadequada. 


    3º estágio: Barganha


    O paciente promete algo para tentar postergar sua doença ou trazer a cura. Geralmente a barganha é oferecida com Deus, por exemplo, prometendo o resto da vida dedicada à igreja e à religião.


    4º estágio Depressão


    Comumente atribuída a perdas na vida do paciente, que podem ser perdas que já aconteceram, como a perda do seio em um câncer de mama, por exemplo (depressão reativa), ou aquelas iminentes, às quais o paciente se prepara para as futuras perdas (depressão preparatória)



    5º estágio: Aceitação 


    É o último estágio. Aqui, com a ajuda e suporte necessários, o paciente consegue superar as questões surgidas em estágios anteriores e começa a aceitar seu quadro atual. 



    No caso hipotético da questão, a paciente encontra-se no 1º estágio, na negação ou isolamento. A paciente resolve negar seu quadro sintomático e realizar viagens e os prazeres da vida. Trata-se de uma saída que demonstra que ela não estava preparada para lidar com sua condição. 


    Focar no problema refere-se ao 5º estágio, aceitação. Portanto, a questão está incorreta.



    Gabarito da professora: ERRADO.


  • A grosso modo : Ana não buscou enfrentar o problema mas fugir dele naquele momento.

    Gabarito: Errado