SóProvas


ID
5440000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a redes de computadores, topologias e equipamentos de interconexão, julgue o item a seguir.


A prevenção contra loops nas camadas de enlace das redes, eventualmente provocados por conexões incorretas de switches, é feita por implementações de algoritmos spanning tree.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: certo

    Spanning Tree Protocol é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede (wikipedia).

  • Gabarito: Certo.

    Primeiramente, com relação aos loops. Quando os administradores de rede utilizam mais de uma bridge, por exemplo, entre um par de LANs, tem-se o que se denomina bridge redundante. A redundância, nesse caso, é desejável para tornar o sistema mais confiável. Assim, se der problema com uma, a outra chama a "responsa" até que a que apresentou problemas volte a funcionar/seja reparada/substituída. Contudo, nem tudo são flores. A redundância pode gerar loops, o que não é bom.

    Como resolver esse BO? Trazendo a literalidade apresentada por Forouzan: para resolver o problema de loops, a especificação da IEEE exige que as bridges usem o algoritmo spanning-tree para criar uma topologia sem a existência de loops. E o que esse camarada faz? Cria uma topologia na qual cada LAN pode ser alcançada a partir de qualquer outra LAN por meio de uma única rota (nenhum loop).

    [1] Fonte: Forouzan, B. A. Comunicação de dados e redes de computadores. 2010

  • GABARITO: CERTO

    O STP, definido pelo padrão IEEE 802.1d, é um protocolo que funciona ao nível da camada 2 do modelo OSI e tem como como principal objetivo controlar ligações redundantes, garantindo o desempenho de uma rede.

    Em traços gerais, aquilo que o STP faz é eliminar logicamente caminhos de comunicação. Para tal o protocolo cria uma árvore de switches presentes na rede e elege o switch de referência, a partir do qual será criada a árvore.

    No âmbito do protocolo STP, esse switch é denominado de root bridge. A eleição da root bridge é feita com base numa prioridade e também com base no Mac-Address. Numa rede apenas pode existir uma root bridge.

    Resumindo: Ele garante que não ocorrerão Loops na rede Local

  • JUSTIFICATIVA: CERTO.

    É possível criar bridges transparentes. Dois algoritmos são utilizados: um algoritmo de aprendizado reverso, para evitar que o tráfego seja enviado para onde não é necessário, e um algoritmo spanning tree, para interromper loops que possam ser formados quando os switches são conectados de forma incorreta. A solução para essa dificuldade é estabelecer a comunicação entre as bridges e sobrepor a topologia real com uma spanning tree que alcance cada bridge. Na realidade, algumas conexões potenciais entre as bridges são ignoradas para que se construa uma topologia virtual livre de loops, que é um subconjunto da topologia real