A questão demanda conhecimentos acerca do escândalo da Cambridge Analytica, o que é possível através da pesquisa na mídia escrita e digital, que foi publicada à época.
Segundo publicação do G1, em março de 2018,
“O Facebook sofreu um forte abalo no último sábado com a revelação de que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram utilizadas sem o consentimento delas pela empresa americana Cambridge Analytica para fazer propaganda política.
A empresa teria tido acesso ao volume de dados ao lançar um aplicativo de teste psicológico na rede social. Aqueles usuários do Facebook que participaram do teste acabaram por entregar à Cambridge Analytica não apenas suas informações, mas os dados referentes a todos os amigos do perfil.
A denúncia, feita pelos jornais The New York Times e The Guardian, levantou dúvidas sobre a transparência e o compromisso da empresa com a proteção de dados dos usuários."
Pede-se que seja assinalada a afirmativa que NÂO se relaciona com a questão em pauta
A) INCORRETA- A afirmativa está correta . Portanto, não responde a questão. De fato, a Cambridge Analytica, que trabalhou nas campanhas de dois republicanos e na campanha pelo Brexit, teve sua conta no Facebook cancelada pois a empresa , fundada nos Estados Unidos e com uma empresa matriz britânica, obteve e manipulou irregularmente informação de 50 milhões de usuários do Facebook nos Estados Unidos.
B) CORRETA- A afirmativa está incorreta e , portanto, responde a questão proposta. A resistência, com ampla participação popular, que ocorreu no Egito, contra a ditadura de Hosni Mubarak foi organizada a partir do Twitter e não do Facebook, tampouco da ação da empresa em pauta.
C) INCORRETA- A afirmativa sobre o CEO Alexander Nix é correta. Nix passou pela prestigiosa escola de Eton, um celeiro de elites no Reino Unido, e pela Universidade de Manchester. Foi analista financeiro antes de se unir à sociedade britânica de marketing Strategic Communication Laboratories (SCL), da qual a Cambridge Analytica é uma filial. Desenvolveu atividades no exterior e ligadas às eleições.
D) INCORRETA- O Facebook disse em uma declaração que em 2015 descobriu que um professor de psicologia da Universidade de Cambridge, Aleksandr Kogan, "mentiu para nós e violou nossas políticas de plataforma, passando dados de um aplicativo, que usava o Facebook Login, para a SCL/Cambridge Analytica, que faz trabalho político, governamental e militar em todo o mundo. Ele também passou esses dados para Christopher Wylie da Eunoia Technologies, Inc. ". Ou seja, a afirmativa é correta
Gabarito do Professor: Letra B.