SóProvas


ID
54403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de arquivamento e procedimentos administrativos, julgue
os itens a seguir.

O método numérico simples determina a numeração sequencial dos documentos, dispondo os números em três grupos de dois dígitos cada um. Por exemplo: 52-63-19.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA1) Método Numérico Simples: Quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o seu número.É dado um número para cada documentoA busca é feita por um nome, por isso exige um índice alfabético, também conhecido como ONOMÁSTICO. 2) O método ao qual a questão se refere-se é o MÉTODO NUMÉRICO DIGITO-TERMINALDecompor o número dois a dois e utilizar os dois últimos númerosEx: Número do documento: 198.465Para o arquivamento: 19.84.653) Existe ainda um 3º tipo de Método Númérico: o Método Numérico-CronológicoOs documentos organizados por uma data. Não é necessário que seja a data de produção do documento.É o método ideal para arquivar documentos contábeis (balanço e balancete, diário), contas a pagar, contas a receber.
  • O enunciado da questão trata do método numérico digito-terminal."Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."(Papa João XXIII)
  • dígito terminallll

     

  • O método dígito terminal determina a numeração sequencial dos documentos, dispondo os números em três grupos de dois dígitos cada um. Por exemplo: 52-63-19.

  • Segundo Marilena Leite Paes:

    Dígito-terminal:

    Esse método surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número.

    Os documentos são numerados sequencialmente, mas a sua leitura apresenta uma peculiaridade que caracteriza o método: os números, dispostos em três grupos de dois dígitos cada um, são lidos da direita para a esquerda, formando pares.

    Ex: 21-87-03, 05-62-12

    Vantagens: redução de erros de arquivamento; rapidez na localização e arquivamento, uma vez que trabalha com grupos de dois dígitos; expansão equilibrada do arquivo distribuído em três grandes grupos; possibilidades de divisão equitativa do trabalho entre os arquivistas.

    Desvantagens: leitura não-convencional dos números; disposição física dos documentos de acordo com o sistema utilizado na leitura.

    Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática

  • O método DIGITO TERMINAL determina a numeração sequencial dos documentos, dispondo os números em três grupos de dois dígitos cada um. Por exemplo: 52-63-19.

  • GABARITO ERRADO.

    O método numérico simples leva em consideração o número de entrada. 

    Questão comentada pela professora Daliane Silvério.