-
Espécies guarda-chuva são aquelas que requerem uma área muito extensa. Estas espécies podem ser usadas como espécies indicadoras no planejamento e monitoramento da conservação, sob a perspectiva de que, se formos capazes de preservar populações viáveis destas espécies, iremos preservar habitat suficiente para inúmeras outras espécies com necessidades de área menor. São portanto relacionadas a sobrevivência de outras espécies.
-
Espécies guarda-chuva são
espécies que possuem demandas ambientais maiores que as demais e cuja
conservação confere um guarda-chuva de proteção para as espécies que
co-ocorrem. Sendo assim, espécies de aves guarda-chuvas são indicadores ideais
para a avaliação de qualidade de fragmentos ecológicos, por se tratar de um
grupo bastante conhecido e ter uma taxonomia relativamente estável. Portanto,
preservando tais espécies, consequentemente, está preservando uma área maior e
outros organismos que necessitam de uma área menor para a sobrevivência.
Alternativa correta: E
-
Espécie indicadoras são aquelas que fornecem uma informação sobre o ecossistema local. Existem algumas espécies de algas que só há em ambientes despoluídos.
-
Para leitura: http://old.knoow.net/ciencterravida/biologia/especie-guarda-chuva.htm
-
Mutualismo : Define um tipo de interação entre duas especies que se beneficiam reciprocamente da associação entre elas de forma obrigatoria (simbiose) ou facultativa (protocooperação), dentre outras classificações da interação biologica.
Especies Bandeiras: É um termo dado para as especies mais carismaticas, onde são usadas de simbolo, para a atenção com a preservação ambiental.
ESPECIE GUARDA-CHUVA: É um termo usado para as especies que precisam de preservação ambiental, na qual por sua preservação, outras especies de animais estão sendo beneficiados.