SóProvas


ID
544063
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A importância da biodiversidade vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada, nos últimos anos. Com base no conhecimento acumulado acerca desse assunto, está INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C) É a incorreta de acordo com o enunciado, as espécies chaves são geralmente espécies que eu chamo de TC de topo de cadeia (alimentar) que em tese possui várias outras espécies direta ou indiretamente dependendo de seus hábitos, como por ex.: Disseminadores de sementes no bioma.

  • Em uma mesma comunidade você pode ter espécies diferentes que desempenham funções semelhantes
    Sem contar que esse "todas" pesa muito na resposta. 
  • A diversidade biológica é pautada tanto na riqueza de espécies (número de espécies diferentes de uma região) quanto na abundância (número de indivíduos de determinada espécie). Um ambiente muito diverso tem muitos indivíduos de uma grande variedade de espécies. A biodiversidade pode ocorrer nos diversos níveis de organização dos seres vivos, seja em espécie, gênero, família, etc. Comunidades diversas geralmente tem maior eficiência no uso dos recursos, demonstrando um equilíbrio muito estabelecido entre produtividade primária, consumo e decomposição. A região tropical, por ter grande abundancia de água e energia é um ambiente propício para diversidade biológica. Todas as espécies tem importância em sua comunidade, porém as que chamamos de espécie chave ou com função chave é aquela que exerce um papel ecológico fundamental na cadeia trófica e, se retirada, pode comprometer a estrutura de toda a comunidade. Um exemplo de espécie chave é a estrela-do-mar Pisaster ochraceous, que serve de alimento para várias espécies. Sua extinção alteraria toda a cadeia trófica aquática subsequente.


    Letra C correta.


  • Resposta: alternativa c

     

    As espécies-chave são aquelas que afetam significativamente a estrutura das comunidades, a despeito do fato de os indivíduos daquela espécie não serem particularmente numerosos. E, óbvio, não são todas as espécies que são espécies-chave.