SóProvas


ID
544087
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diz-se que duas populações de animais estão em simpatria, parapatria, sintopia e alopatria quando ocorrem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha!

    Alopatria

    Durante a especiação alopátrica, a população inicial divide-se em duas populações alopátricas (geograficamente isoladas) devido, por exemplo, a fragmentação do habitat pelo aparecimento de uma cadeia montanhosa. As populações assim isoladas vão se diferenciar genotipica e/ou fenotipicamente quer por as populações estarem sujeitas a pressões selectivas diferentes ou por factores aleatórios como a deriva genética. Após um certo tempo, quando as barreiras ao contacto entre as populações desaparecem, os indivíduos que faziam parte da mesma espécie voltam a se encontrar, agora, evoluídos o suficiente para estarem reproductivamente isolados ou já não serem capazes de trocar genes entre si.

    [editar] Peripatria

    A especiação peripátrica é um tipo especial de especiação alopátrica ou parapátrica, em que uma das populações isoladas é bastante menor do que a outra. Nestes casos, como a população é pequena, mecanismos como a deriva genética ou o efeito fundador são mais importantes, pois populações pequenas sofrem frequentemente do efeito de gargalo.

    [editar] Parapatria

    Na especiação parapátrica, não há separação geográfica completa entre as duas populações isoladas. Isso implica que algum fluxo génico pode ocorrer. Indivíduos das duas populações podem entrar em contacto ou mesmo atravessar a barreira de tempos a tempos, embora híbridos tenham uma viabilidade reduzida, levando eventualmente ao reforço das barreiras à reprodução.

    [editar] Simpatria

    Na especiação simpátrica, as populações divergem quando ainda ocupam a mesma área. Este tipo de especiação pode ocorrer muitas vezes em insetos que se tornam dependentes de plantas hospedeiras diferentes numa mesma área. Um outro mecanismo que permite a especiação simpátrica é a poliploidia. Nem todos os organismos poliplóides estão reproductivamente isolados das espécies parentais. Por isso, a duplicação do número de cromossomas não leva necessariamente ao cessar do fluxo génico entre os recém-criados poliplóides e os seus parentais diplóides. Hibridação entre duas espécies diferentes pode levar, por vezes, a fenótipos diferentes. Este fenótipo poder ser mais viável do que as linhagens parentais. Nesse caso, a selecção natural pode favorecer os indivíduos híbridos. Eventualmente, se o isolamento reproductivo for alcançado, isto levará ao aparecimento de uma nova espécie. No entanto, o isolamento reproductivo entre híbridos e os seus pais é muito difícil de alcançar e por isso a especiação por hibridação é considerada um caso muito raro.

    fonte: wikipédia

  • Alopatria : individuos separados pela Geografia, diferenciando-se genotipicamente e/ou fenotipicamente ao qual ficam isoladas Reprodutivamente ou não são capazaes de trocarem genes entre si.

    Parapatria : Separação de individuos geograficamente Incompleta, porém mesmo assim ocorre algum fluxo gênico.

    Simpatria: As populações divergem quando AINDA ocupam a MESMA area.
  • 1) Especiação:

        - alopátrica = isolamento geográfico total

        - parapátrica = isolamento geográfico parcial (ainda tem algum contato)

        - simpátrica  = isolamento geográfico ZERO

  • Temos a seguinte definição:

    - Simpatria: Duas populações que co-ocorrem numa mesma localidade e num mesmo ambiente. Por exemplo, insetos dependentes de um tipo especifico de planta;

    - Parapatria: sem sobreposição geográfica, mas em áreas adjacentes onde pode existir estreita zona de contato

    - Sintopia: em sobreposição geográfica numa mesma localidade.

    - Alopatria: Duas populações com distribuições completamente disjuntas, ou seja, não se sobrepõe. Por exemplo, duas espécies que se isolaram pelo surgimento de cadeias montanhosas.


    Alternativa correta: A


  • Para lembrar: “PARApátrica = PARcial“

    PARAPÁTRICA = isolamento geográfico PARCIAL (com algum contato)