-
A coleta de metadados em bibliotecas digitais (havesting) pode ser executada a partir de diferentes padrões de metadados. No padrão Dublin Core, os elementos qualificados são uma expansão dos elementos simples, que não precisam, necessariamente, ser utilizados para a descrição dos recursos.
-
Complementando
Existem dois níveis no padrão DC: Simples e Qualificado. Sendo assim, o DC Simples inclui quinze elementos; e o DC Qualificado compreende três elementos adicionais (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos), assim como um grupo de refinamentos ou qualificadores de elementos, que aperfeiçoam a semântica dos elementos de maneira que possam ser úteis na descoberta de recursos. [...]. (GRÁCIO, 2012; HILLMANN, 2005)..
http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/3601/2581
-
As relações entre bibliotecas digitais e o uso de padrões de metadados é o tema central desta questão.
O padrão de metadados Dublin Core possui dois níveis de aplicação: o simples e o qualificado. O padrão no nível simples é composto pelos 15 elementos tradicionais de descrição. O qualificado é composto pelos mesmos 15 elementos acrescidos de mais três elementos (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos).
O Dublin Core pode ser utilizado para os processos de coleta, porém, os três elementos de seu nível qualificado são dispensáveis na coleta do conteúdo disponibilizado pelas bibliotecas digitais.
Gabarito do Professor: CERTO.