SóProvas


ID
544234
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

É sabido que ação humana altera o ciclo hidrológico, especialmente no ambiente urbano, no qual as alterações ambientais são mais intensas. O aumento das inundações urbanas é uma das consequências mensuráveis das alterações do ciclo hidrológico decorrentes da urbanização. Essas alterações do ciclo hidrológico manifestam-se principalmente

Alternativas
Comentários
  • A urbanização, devido a alguns fatores como desmatamento, altera o ciclo hidrológico.     As inundações podem ser causadas pela falta de infiltração da água no solo (aumento escoamento superficial e baixa retenção de água nas bacias).   Logo, se não há vegetação para ajudar na absorção da água, ocorrerá aumento dos volumes de escoamento e diminuição do tempo de concentração nas bacias urbanas.
    Espero que tenha ajudado!

    Bons estudos a todos!
  • Percebam que o texto da questão levanta o problema das inundações no meio urbano. É de se esperar que a alternativa correta tenha relação com a assertiva "O aumento das inundações urbanas é uma das consequências mensuráveis das alterações do ciclo hidrológico". Além da análise da colega acima, podemos ver que a alternativa (c) tem relação de causalidade direta com o texto, pois o "aumento dos volumes de escoamento superficial e a diminuição do tempo de concentração nas bacias urbanas" são alterações no ciclo hidrológico que provocam (são causa) das inundações.
  • Vamos por partes.

    Qual a função da vegetação no solo? ajudar na absorção da água para o solo. Essa água é infiltrada no solo e abastece os lençóis freáticos, isso porque no solo há pequenos poros que permitem que a água passe.

    Quando o homem “mexe” nessa estrutura, ele acaba quebrando um ciclo natural. No meu urbano a ação do homem é muito agressiva ao meio ambiente. Vou exemplificar melhor...

    O nosso rosto é cheio de micro poros... por onde a pele respira e transpira. Porém, a poluição e poeira podem ir se aglomerando na pele e “fechando” os polos. Isso causa problemas, e pode ate surgir as indesejadas espinhas.

    Quando o homem construí cidades, ele tampa os poros do solo, impedindo a passagem da água. Quando é colocado o asfalto, junto com ele vai uma camada de piche que impede as infiltrações. Apesar de ter os bueiros e os encanamentos subterrâneos, as vezes isso não suporta o volume de chuva e acaba causando enchentes.

    Ou seja, o aumento das inundações urbanas é causada pelo aumento dos volumes de escoamentos superficial e, consequentemente, diminuição da concentração nas bacias urbanas.