SóProvas


ID
5442667
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As doenças crônicas não transmissíveis têm se configurado um problema mundial de saúde pública. Uma das complicações relacionadas as doenças crônicas são as úlceras nos membros inferiores.

Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • A ferida se forma porque há obstrução das artérias, pois existe falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos, resultando na morte celular e, por consequência, nas lesões. Geralmente, está associada à formação de placas de gordura na parede das artérias, ocasionando a diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo.

    Tabagismo, diabetes não controlado e colesterol alto são alguns dos fatores que podem favorecer o surgimento desse tipo de úlcera. Comuns na região acima da canela e nas extremidades dos dedos dos pés, são feridas de difícil cicatrização e bastante dolorosas, podendo, inclusive, resultar na amputação do membro.

    Também conhecidas como , Causadas pela dificuldade de retornar o sangue ao coração, correspondem a 80% das feridas que acometem pernas e pés. O sangue fica estagnado na região e, devido à fragilidade da pele, qualquer pequeno trauma pode resultar em lesão e evoluir para a condição crônica (úlcera).

    Os grupos com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de úlcera são: mulheres, sedentários ou pessoas que costumam ficar muito tempo em pé. Fatores genéticos também podem influenciar.