SóProvas


ID
544315
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do Zoneamento Ecológico e Econômico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Zoneamento ecológico e econômico, conhecido como ZEE, é um planejamento que segue especificações políticas e técnicas com o intuito de aprimorar o uso de determinados recursos naturais e do ambiente por meio de políticas públicas para a gestão territorial em busca do desenvolvimento sustentável de uma região. Em sua implementação coleta dados, organizar informações e seleciona as informações mais úteis a um planejamento de sustentabilidade. 


    Alternativa correta: E


  • LETRA E

     

  • GABARITO: E

    É um instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente com caráter estratégico, que estabelece diretrizes de gestão territorial para alcance do desenvolvimento sustentável de uma região.

    DECRETO Nº 4.297, DE 10 DE JULHO DE 2002

    Art. 1º O Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil - ZEE, como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, obedecerá aos critérios mínimos estabelecidos neste Decreto. 

    Art. 2º O ZEE, instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas, estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.

    Art. 3º O ZEE tem por objetivo geral organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.

    Parágrafo único. O ZEE, na distribuição espacial das atividades econômicas, levará em conta a importância ecológica, as limitações e as fragilidades dos ecossistemas, estabelecendo vedações, restrições e alternativas de exploração do território e determinando, quando for o caso, inclusive a relocalização de atividades incompatíveis com suas diretrizes gerais.