SóProvas


ID
5444020
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia a seguinte notícia “Estados celebram Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com marcha virtual, caminhada e intervenções artísticas. O dia foi reconhecido pela Lei nº 12.987 em 2014, homenageando uma das mulheres que é símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização”. (Texto adaptado. Fonte: g1.globo.com, de 25/01/2021).


Qual o nome dessa mulher que, após a morte do marido (José Piolho), liderou o Quilombo de Quariterê localizado no atual estado do Mato Grosso e se tornou heroína para o povo negro do país?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Estados celebram Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com marcha virtual, caminhada e intervenções artísticas O dia foi reconhecido pela Lei nº12.987 em 2014, homenageando Tereza de Benguela, uma das lideranças na luta contra a escravização.

    FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/07/25/veja-as-homenagens-do-dia-da-mulher-negra-latino-americana-e-caribenha.ghtml

  • (Letra E)Tereza de Banguela

  • GAB: E

    Tereza de Benguela: a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios. ... Esse quilombo foi o maior do Mato Grosso. Com a morte de José Piolho, Tereza se tornou a líder do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas.

  • Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

  • Acredita-se que o primeiro líder do Quilombo do Piolho tenha sido José Piolho. Com a sua morte, Teresa de Benguela, a sua mulher, assumiu a liderança.

    Resposta: E

  • Uma observação importante é que o Quilombo de Quariterê ou ( do piolho) abrigava Índios Brancos e Negros, eles não tinham moagem não.

  • Banguela?! KKKKK
  • O quilombo do Piolho ou Quariterê, no final do século XVIII, localizado próximo ao rio Piolho, ou Quariterê, reuniu negros nascidos na África e no Brasil, índios e mestiços de negros e índios (cafuzos). José Piolho, provavelmente foi o primeiro chefe do quilombo. Depois, assumiu o poder sua esposa, Tereza de Benguela.

    Fugidos da exploração branca, os habitantes do quilombo conviviam comunitariamente em uma fusão de elementos culturais de origem indígena e africana. Os homens caçavam, lenhavam, cuidavam dos animais e conseguiam mel na mata; as mulheres preparavam os alimentos e fabricavam panelas com barro, artesanato e roupas.

    As dificuldades de abastecimento, principalmente de escravos, com que constantemente conviviam os habitantes da região guaporeana, levou-os a organizar uma bandeira para atacar os escravos fugitivos.

    O poder público, através da Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, e os proprietários de escravos patrocinaram a bandeira para destruir o quilombo e recapturar seus moradores.

    A bandeira contendo cerca de trinta homens e comandada por João Leme de Prado, percorreu um mês de Vila Bela até o quilombo, e, de surpresa, atacou-o, prendendo quase a totalidade dos moradores. Alguns morreram no combate que se travou, outros fugiram.