SóProvas


ID
5444443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Segundo o jurista Silvio Almeida, ainda que o Brasil tenha mais de 50% da sua população declarada como negra, o racismo, impregnado nas relações políticas, econômicas e nas subjetividades, é um fenômeno estrutural e estruturante da sociedade brasileira. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.


A adoção de cotas a fim de contornar a situação de exclusão e vulnerabilidade da população negra tem feito essa população conquistar alta representatividade nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Alternativas
Comentários
  • Alta representatividade não, os representantes negros ainda continuam sendo minoria nessa classes

  • jogou fácil em pai!!

  • Na publicação digital “Mundo Educação" faz-se uma diferenciação importante sobre o que se entende por racismo, preconceito e discriminação:
    “Antes de falar de racismo, devemos nos atentar para uma distinção conceitual importante: racismo, discriminação e preconceito não são, exatamente, a mesma coisa. Preconceito é um julgamento sem conhecimento de causa, ou seja, julgar algo ou alguém sem antes conhecer. Discriminação é o ato de diferenciar, de tratar pessoas de modo diferente por diversos motivos. Já o racismo é uma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica. Pensando na extensão dos conceitos, o racismo está dentro dos conjuntos “preconceito" e “discriminação", mas não os esgota." 

    No Brasil o racismo, além de institucional, é estrutural, porque entranhado na cultura brasileira. Desta forma é naturalizado e, muitas vezes, não entendido como racismo, quando na verdade o é. Percebe-se o racismo estrutural quando vemos, por exemplo, poucos negros ou indígenas ocupando espaços de privilégio como vagas nas universidades, altos cargos públicos, cargos de chefia em empresas ou à frente de negócios. Ou ainda quando piadas racistas e expressões racistas são ditas e repetidas. 

    Desta forma, pelo acima escrito, infere-se que a afirmativa apresentada está incorreta. Apesar do sistema de cotas ter possibilitado à população negra e parda maior acesso ao Ensino Superior, melhorando a questão de exclusão – mas não a de vulnerabilidade - , a representatividade política desta parte da população brasileira ainda é imperfeita e demasiadamente pequena.

    Gabarito do Professor: ERRADO
  • GAB: ERRADO

    alta representatividade nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. ai foi longe em CESPE