SóProvas


ID
5444497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Foi durante uma onda de calor em Sydney, na Austrália, que a meteorologista paraibana Micheline Coelho sentiu na pele um dos impactos mais sutis, mas nem por isso menos importante, dos extremos meteorológicos causados pela mudança do clima. Naquele dia de janeiro de 2020, os termômetros chegaram a quase 49 ºC à sombra. “O mal-estar foi instantâneo”, lembra a pesquisadora. “Fatores como baixa umidade do ar e altas temperaturas provocam alterações no metabolismo no corpo humano, interferindo nas funções cardiovascular e renal e no controle da pressão arterial, assim como nos níveis plasmáticos de hormônios como o cortisol e o hormônio tireoideano”, explica Coelho.
   Sabe-se que a temperatura média global subiu 1,1 ºC desde o final do século XIX e que eventos extremos, como grandes estiagens, inundações bruscas e deslizamentos de terra, devem tornar-se mais frequentes nas próximas décadas. Mas, pelo menos no que diz respeito ao calor, as consequências já são realidade, de acordo com os resultados. “Nossa pesquisa mostra que as mudanças climáticas já provocam graves efeitos sobre a saúde, sobretudo em áreas urbanas”, ressalta Coelho.

Internet: <https://revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptações). 

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item a seguir.


Devido à presença de extensas florestas distribuídas nos seis biomas brasileiros, no Brasil as mudanças do clima não causam efeitos como os descritos no texto.

Alternativas
Comentários
  • A destruição das florestas leva à emissão de dióxido de carbono à atmosfera, quando o carbono armazenado nas árvores e nos solos segue para a atmosfera. Florestas absorvem e armazenam dióxido de carbono à medida que as árvores crescem. As florestas do mundo atualmente absorvem cerca de um terço das emissões antrópicas de carbono.

    O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera limita a capacidade de absorção de carbono pelas florestas tropicais, e se o aumento da temperatura não for interrompido, as florestas degradadas podem vir a liberar ainda mais carbono no ar.

     

    Ações de plantio de mais árvores e de restauração de florestas (aflorestamento e reflorestamento, ou AR) absorvem dióxido de carbono e poderiam fazer parte das medidas globais para frear as mudanças climáticas.

  • "Devido à presença de extensas florestas distribuídas nos seis biomas brasileiros, no Brasil as mudanças do clima não causam efeitos como os descritos no texto."

    O único bioma brasileiro que é considerado floresta é a Floresta Amazônica.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre mudanças climáticas e suas relações com os biomas brasileiros.

    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato entenda o que vem causando essas mudanças climáticas no Planeta, e que relação os grandes biomas brasileiros tem com essas alterações na dinâmica terrestre, que vêm causando profundos impactos ambientais.

    Antes de tudo, é importante salientar que o Brasil está localizado em uma área próxima aos trópicos, e por isso, vai receber uma grande quantidade de energia solar em seu interior. Nesse sentido, não seria espanto afirmar que grande parte do Brasil, caso não houvesse uma grande biodiversidade, tenderia a ser um ambiente desértico, ou seja, uma região com baixos índices pluviométricos. 
    Nosso país tem uma extensa e rica biodiversidade que é encontrada em seis biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga e Pampas. Cada bioma tem sua importância e função para o território brasileiro, e suas devastações causariam danos irreversíveis para o território brasileiro e para o mundo.
    A começar pela Amazônia, que é considerada a maior floresta tropical do Planeta, responsável por grande parte das chuvas no território brasileiro e em algumas regiões do América do Sul, por conta da grande produção de umidade no interior do bioma, através do processo de evapotranspiração - feito pela sua vegetação -, e pelos ventos alísios oriundos do Oceano que levam umidade para a região; além disso, a vegetação do bioma é responsável por absorver uma grande quantidade de carbono, o que impede sua ida para atmosfera, evitando o aumento do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.
    Se a Amazônia ser devastada, o cenário se torna preocupante, pois vai gerar intensas mudanças climáticas, com climas mais secos, sem chuvas e com maiores temperaturas seja no território brasileiro ou em países da América do Sul. Além disso, com o desmatamento, volumosas quantidades de carbono serão emitidas para a atmosfera, o que pode intensificar o aquecimento global.
    Outro exemplo é o Cerrado que, assim como a Amazônia, cumpre um papel primordial para o país. Essa importância é dada devido ao bioma ter o apelido de "berço das águas", que refere-se ao fato do Cerrado abrigar grande parte das nascentes de rios importantes que correm o território brasileiro, além de ter uma vegetação com raízes profundas capazes de armazenar água no solo recarregando níveis freáticos e rios durante períodos de estiagem.
    Se a devastação do bioma continuar nesse ritmo, solos ficarão desertificados e rios ficarão cada vez mais secos, o que pode gerar mudanças climáticas significativas, além de interferir drasticamente da economia do país.
    E atualmente, devido a expansão agrícola da soja e da produção de carne bovina no país, o índice de desmatamento tem sido cada mais alto, causando muitas preocupações em relação a situação ambiental do território brasileiro.
    Portanto, assim como na Austrália, os exemplos acima que citaram a importância de alguns biomas, mostram que a devastação dos mesmos podem causar mudanças climáticas intensas que podem levar aos mesmos efeitos colaterais que ocorreram em território australiano.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.

    Gabarito do Professor: ERRADO.


  • Pessoal, essa questão é de geografia mesmo? Me parece algo relacionado a ecologia.

  • Vem pra Salvador paê, o sol mora aqui.

  • apresento-lhe o sertão alagoano