SóProvas


ID
54463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A cidadania pode ser entendida como o processo que se efetiva
por meio do conhecimento e da conquista dos direitos humanos.
Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A evolução da cidadania é um processo que se originou após o século XIX.

Alternativas
Comentários
  • Não lembro de ter encontrado em algum livro algo sobre a evolução da cidadania. Alguém sabe responder essa??
  • Cidadania não é uma definição estanque, mas um conceito histórico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espaço. É muito diferente ser cidadão na Alemanha, nos Estados Unidos ou no Brasil (para não falar dos países em que a palavra é tabu), não apenas pelas regras que definem quem é ou não titular da cidadania (por direito territorial ou de sangue), mas também pelos direitos e deveres distintos que caracterizam o cidadão em cada um dos Estados-nacionais contemporâneos. Mesmo dentro de cada Estado-nacional o conceito e a prática da cidadania vêm se alterando ao longo dos últimos duzentos ou trezentos anos. Isso ocorre tanto em relação a uma abertura maior ou menor do estatuto de cidadão para sua população (por exemplo, pela maior ou menor incorporação dos imigrantes à cidadania), ao grau de participação política de diferentes grupos (o voto da mulher, do analfabeto), quanto aos direitos sociais, à proteção social oferecida pelos Estados aos que dela necessitam. Por: JAIME PINSKYHistoriador, doutor e livre docente pela USP e professor titular da Unicamp, é autor de vasta obra
  • Se considerarmos a cidadania como sendo a faculdade de que dispôe a pessoa de reivindicar seus direitos e se posicionar perante as ações do Estado, então devemos levar em conta que esse processo se originou com a Magna Carta Inglesa do século XIII; se intensificou no século XVIII com a Constituição dos EUA e a Proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão, durante a Revolução Francesa.
  • Creio que a idéia de cidadania começou a se formar na Grécia Antiga.
  • O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.Ao longo da história o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito".Cidadania (do latim,civitas,"cidade")O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).[3] No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania
  • Acho que quando a questão fala em origem da "cidadania - meio do conhecimento e da conquista dos direitos humanos", está na verdade se referindo ao período do Liberalismo, quando surgiram os direitos de primeira geração, primórdios do que conhecemos hoje como direitos humanos. Esses direitos impunham ao Estado um dever de abstenção, de não intromissão no espaço de auto-determinação do indivíduo. Eram as chamadas LIBERDADES INDIVIDUAIS,que surgiram como resposta do Estado liberal ao Estado absoluto, NO FINAL DO SÉCULO XVIII. Estes direitos dominaram todo o século XIX, e no século XX floresceram os direitos de segunda geração.Fonte: Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, 4. ed., pág. 93.
  • Pode-se até afirmar que o conceito de cidadania não "se originou" mas "se evoluiu" após o século xix.
  • ERRADO - Modernamente, a cidadania inicia com o surgimento dos direitos civis. Historicamente, instaura-se a partir dos processos de lutas político-sociais que culminariam na independência dos Estados Unidos da América do Norte (Virginia Bill of Rights, em 1776) e na Revolução Francesa, com a (“Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, em 1789). Assim a cidadania surge no decorrer do século XVIII sob a forma de direitos de liberdade de ir e vir, de pensamento, de religião, de reunião, pessoal e econômica. 
  • seculo XVlll na França.

  •   a questão está ERRADA. Isso decorre:da EVOLUÇÃO  da cidadania ser um processo histórico,de conquistas , marcado por revoluções, as mais marcantes: Revoluções burguesas desde o séc. XVII. Porém, o marco principal foi a Revolução Francesa de 1789 (séc.XVIII), com os lemas:liberdade, igualdade e fraternidade. 
  • Pode-se afirmar que essa é uma questão safada !

    Como que o examinador quer cobrar história da cidadania numa prova de técnico administrativo.

    Nunca tinha visto algo assim.
  • Questão Errada

    Diante de algumas divergências apresentadas nos comentários, fico com o do colega Guilherme Fonseca Faro


    "Porém, o marco principal foi a Revolução Francesa de 1789 (séc.XVIII), com os lemas:liberdade, igualdade e fraternidade. "

  • No texto associado a questão, já dá uma dica.

    "A cidadania pode ser entendida como o processo que se efetiva por meio do conhecimento e da conquista dos direitos humanos."


    Para responder a questão, tentei imaginar um exemplo de conquista de direitos humanos ocorrida antes do século XIX e me veio logo na cabeça a abolição dos escravos. Foi assim que acertei, sem nunca ter lido em um livro de Direito Constitucional
  • Prova de Dir Constitucional ou de história???

  • Cidadania tem a ver com a participação do povo na condução de seu Estado Nacional. Cidadania  "visa qualificar todas as pessoas como titulares de direitos frente ao Estado, reconhecendo o indivíduo como parte integrante e indissociável da sociedade" (Dirley da Cunha Junior)
  • Putz... vai pastar!
    evolução da cidadania...?!  em qual século?! rsrsrsrs...
    a CESPE é $%¨&*#@!!! rsrsrsrsrs... 
  •   1ª Dimensão 2ª Dimensão 3ª Dimensão 4ª Dimensão Momento Séc. XVIII e XIX Séc. XIX e XX Séc. XX e XXI Não definido Lema Liberdade Igualdade Fraternidade / Solidariedade Não definido Gênero Direitos Civis e Políticos Direitos econômicos, sociais e culturais. Direitos Coletivos, difusos/difundido ou transindiviudais. Democracia direta, Direitos relacionados à biotecnologia e engenharia genética. Espécies As liberdades como um todo: liberdade de crença, associação, consciência, inviolabilidade do domicílio. Saúde, educação, renda, segurança, trabalho, moradia, sindicalização, direitos de greve... Direito do consumidor, meio-ambiente, desenvolvimento tecnológico, progresso. Pesquisas de células tronco, Cirurgia de mudança de sexo, Universalização dos direitos fundamentais. Características Absenteísmo estatal, Obrigações de não fazer por parte do estado = liberdades negativas, defesa. Intervencionismo estatal, obrigação de fazer por parte do estado, liberdades positivas, prestação. Pela primeira vez o ser humano passou a ser visto como membro de uma coletividade. Resultado da globalização.
    Assertiva incorreta!
    A cidadania, direitos civis e políticos, é direito que teve origem na 1ª dimensão, Séc. XVIII e XIX, não após o século XIX.
  • Eu acertei a questão porque estou careca de de saber que tais direitos se iniciaram no Sec. XVIII, mas fiquei muito insegura na hora de marcar e achei a questão um absurdo! Pior que porva de História na 5a série....
  • Quando a CESPE não tem mais o que perguntar ela inventa umas coisas dessas...

    Enfim, a cidadania esteve presente na Roma antiga e em várias outras civilizações antes dessa, não começou a evoluir no século XIX..

    Esse foi meu raciocínio !
  • Sem cabimento essa questão.
  • pessoal essa questão é mt simples.
    Basta pensarmos um pouco.  o século XIX corresponde o período entre os anos de 1801 a 1900. Será que antes disso não exisitia nenhum tipo de cidadania? A resposta só pode ser positiva. Basta lembrarmos das civilizações gregas como exemplos de cidadania em períodos bem mais remotos do que o século XIX da questão. Não bastasse isso, a Revolução Francesa ocorrida em 1789 a 1815 (portanto, séculos XVIII e XIX) também é outro exemplo de "evolução" da cidadania, pois marcou a derrubada do poder dinastico e a elevação do terceiro Estado (burguesia) ao poder com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.


    macete para saber os séculos:

    exemplo: 1710, corta-se os dois últimos algarismos e soma 1 no que sobrou, assim teremos: 17 + 1= 18. Portanto, século XVIII. Nos casos terminados em 00, como por exemplo, 1900, somente se deve cortar os dois últimos algarismos, não há soma neste caso. Portanto, o século será 19. 
    bons estudos!
  • Na época o Cespe cobrou no edital para esse cargo NOÇOES DE CIDADANIA, então não se pode em falar que o CESPE não tem mais nada a perguntar já que é coerente a cobrança e fácil pra quem estudou.

    Pergunta elementar de CIDADANIA...


    Bons estudos!!!
  • Pedro Lenza:

    " (...) Constitucionalismo moderno:
    destaca-se as constituições escritas como instrumentos para conter qualquer arbítrio decorrente do poder. Dois são os marcos históricos e formais do constitucionalismo moderno:
    |Constituição estadunidense de 1787;
    |Constituição francesa de 1791 – que teve como preâmbulo a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Movimento este deflagrado durante o Iluminismo e concretizado como uma contraposição ao absolutismo reinante, por meio do qual se elegeu o povo como titular legítimo do poder. Valores do constitucionalismo liberal:
           ||Individualismo;
           ||Absenteísmo estatal; (Absentismo: hábito de não comparecer, de estar ausente)
           ||Valorização da propriedade privada;
           ||Proteção do indivíduo. (...)"
  • Se perguntasse no Brasil, falaria que aqui ainda nem começou.
  • Considero importante saber disso porém, pra concurso público é totalmente irrelevante.
  • A meu ver, o Cespe foi bastante simplista ao dizer que "A evolução da cidadania é um processo que se originou após o século XIX". Isso significa dizer que o conceito surgiu em algum momento da história (lembram dos "cidadãos romanos"?), e que nesse enorme ínterim não evoluiu.

    Além disso, os principais marcos do surgimento dos direitos civis, que são a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Constituição dos EUA (1787), estão no século XVIII (vai de 1701 a 1800), e não XIX, como diz o item.
  • É ESTRANHO, masssssss....cobra-se do candidato, o que está previsto no Edital.Não há o que se falar em relação da matéria com as prerrogativas e particularidades do cargo pretendido, muito menos com as funcões do orgão.

    Pare de chorar, e vá estudar!!! rsrsrsrs
  • A  cidadania  é  notoriamente  um  termo  associado à  vida  em  sociedade.  Sua  origem  está  ligada ao desenvolvimento das  póleis  gregas,  entre  os séculos  VIII e  VII  a.C.  A  partir  de então,  tornou-se  referência aos estudos  que enfocam  a  política  e  as  próprias  condições de  seu  exercício,  tanto nas sociedades  antigas  quanto nas modernas.
    CYRO DE BARROS REZENDE FILHO
    ISNARD DE ALBUQUERQUE CÂMARA NETO
    Departamento de Ciências Sociais e Letras
    Unirversidade de Taubaté
  • Que questão ridícula. me poupeee!!! 

  • Errado

    Século XIX (19) começa no ano de 1801; não existe um marco histórico inicial do conceito de cidadania, mas pode-se apontar as sociedades grega e romana em tempos antigos ou, hodiernamente, marcos como a revolução francesa contra os abusos executados pela monarquia, em 1789 (ou 1787 não sei bem ao certo, sorry) portanto um pouco antes do que seria o início do século XIX, tornando o item incorreto. :-D

  • ai jogou farofa no ventilador do povo.. fala serio!! : /

  • tá de sacanagem né?

  • Analisando a questão,


           O conceito de cidadania é complexo, implicando diferentes sentidos e conteúdos ao longo da história.

              Observando o conceito na longa duração é possível perceber que desde as civilizações antigas há noções e debates sobre cidadania. A cidadania nos termos entendidos contemporaneamente, pode ser associada ao período posterior à Revolução Francesa (fim século XVIII).

              De toda forma, a afirmativa está incorreta.


    RESPOSTA: ERRADO


  • Essa é pra não zerar..rsrs

  • Em branco !!!!

  • Boa Helena... rss

    Aqui está longe de começar!

  • Eu ficava de recuperação em História na escola kkkkk questões assim eu pulo kkkkkk

  • É o típico de questão que vc lê e tem ctz que é correto, mas quando vai conferir o gabarito e tbm tem ctz que vai estar errado! heheh :D

  • Comentário do professor...

    Analisando a questão,

           O conceito de cidadania é complexo, implicando diferentes sentidos e conteúdos ao longo da história.

              Observando o conceito na longa duração é possível perceber que desde as civilizações antigas há noções e debates sobre cidadania. A cidadania nos termos entendidos contemporaneamente, pode ser associada ao período posterior à Revolução Francesa (fim século XVIII).

              De toda forma, a afirmativa está incorreta.

    RESPOSTA: ERRADO

  •  

    A cidadania nos termos entendidos contemporaneamente, pode ser associada ao período posterior à Revolução Francesa (fim século XVIII). (Alice Franco)

    Igualitê, fraternitê e libertê...
    merci beaucoup... ná há de quê!!!

     

    Que a força esteja com vocês!

  • Pessoal...Apenas uma dica de como saber os respectivos seculos...Nao parece..mas, na hora da pra ir pela logica em algumas questoes..

    1600 = Seculo 16

    1601 pra frente... Seculo 17 ou seja, e so ir somando (16+ 1) = 17

    1800= Seculo 18

    1801 pra frente...seculo 19 ou seja,(18 +1)=19

    2000 = Seculo 20

    2001 pra frente...seculo 21, ou seja, (20+1)= 21

    Espero ter ajudado!

     

  • Polis - grega –

    A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. O poder não mais se concentrava na mão de apenas um indivíduo como ocorria no passado, todas as decisões que afetariam a comunidade eram discutidas, deliberadas e votadas. Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

     

    [Fonte: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/origem-evolucao-cidadania.htm ]

  • kkkkk

     

  • O marco principal foi a Revolução Francesa de 1789 (séc.XVIII).

  • EM BRANCO!! kkkk

  • se hoje fosse meu concurso da Cldf, deixaria essa questão em branco!!! 

  • A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. O poder não mais se concentrava na mão de apenas um indivíduo como ocorria no passado, todas as decisões que afetariam a comunidade eram discutidas, deliberadas e votadas. Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.

     

    Um fato marcante que elevou a cidadania ao que conhecemos hoje foi a Carta de Direitos da ONU (1948). Nela afirma-se que todos os homens são iguais perante a lei, independente de raça, credo e etnia. Confere-se o direito a um salário digno, à educação, à saúde, à habitação e ao lazer. Assegura-se o direito de livre expressão, de militar em partidos políticos, sindicatos, movimentos e organizações da sociedade civil.

  • Não, é só lembrar da Grécia (Atenas= Democracia= voto)

  • Aquele tipo de questão que a Cespe coloca porque ela sabe que você vai errar e não vai "fechar" a prova haha 

    Rir pra não chorar.

  • Questão danaaaada Major! Rs

  • Quem estuda adm geral não erra essa questão.

    Oh Céus daqui a pouco p resolver questões tem que saber até física quantica :/

  • O marco da evolução da cidadania é a: REVOLUÇÃO FRANCESA (1789).

  • É cada pergunta. Vida de concurseiro esta cada dia mais difícil.

  • Aqui a gente coloca errado com força. Na hora da prova, começamos a nos perguntar, se realmente essa evolução não ocorreu. 

    Na hora da prova analise menos, confie mais!!

    Gloria a Deuxx!

  • Errado

      O conceito de cidadania é complexo, implicando diferentes sentidos e conteúdos ao longo da história.

         Observando o conceito na longa duração é possível perceber que desde as civilizações antigas há noções e debates sobre cidadania. A cidadania nos termos entendidos contemporaneamente, pode ser associada ao período posterior à Revolução Francesa (fim século XVIII).

  • A evolução da cidadania é um processo que se originou após o século XIX.

    Estaria correto se:

    A evolução da cidadania é um processo que se originou após a Revolução Francesa.

  • ERRADO

  • O termo cidadania surgiu antes do "descobrimento do Brasil". Se quiser perguntar fatos históricos basta mudar o nome da disciplina. Fica mais lógico.

  • Daqui uns dias o Cespe vai tá colocando questões sobre legislações que eram usadas no tempo de Pedro Alvares Cabral! PQP! Pô Cespe, isso aqui Direito Constitucional não é História não!!!!

  • Foi somente a partir da Revolução Francesa, em 1789, que se estabeleceu a noção de cidadania tal qual a conhecemos hoje.

    Contrapondo-se ao regime monárquico e às normas da sociedade feudal, surge o chamado Estado de Direito, em que se estabelecem direitos iguais para todos os homens a partir das chamadas “Cartas Constitucionais”. Surgem as noções de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, das quais somos herdeiros.

  • A cidadania nos termos entendidos contemporaneamente, pode ser associada ao período posterior à Revolução Francesa (fim século XVIII).

  • Antes da revolução francesa, as pessoas circulavam livremente mundo afora. Muitas vezes havia identificação com o local onde a pessoa havia nascido ou vivido ou feito história (ex: Jesus de Nazaré, Francisco de Assis, Catão de Útica), mas não havia um conceito de cidadania, de pertencimento a uma localidade, da forma que conhecemos hoje. Essas noções relativas a nacionalidade só vieram com o advento do Estado-nação, que foi uma saída filosófica que a Europa encontrou para ostracizar os franceses.

    Ocorre que, quando os franceses resolveram cortar pescoços de monarcas em 1789, eles romperam com uma ordem milenar que vigia desde quando os europeus conheciam a história. Naquele momento, sentindo-se ameaçadas, as demais monarquias europeias fazem de todo o possível para isolar completamente a França e os franceses, fechando suas fronteiras e argumentando que a Inglaterra era para os ingleses, a Espanha para os espanhóis, e por aí vai, sendo inglês aquele que havia nascido na Inglaterra e espanhol aquele que havia nascido na Espanha. Eram os primeiros passos do Estado-nação e de conceitos como nacionalidade e cidadania. Então a revolução francesa (1789) foi o marco desses conceitos todos.

  • E eu aqui, achando que estava respondendo questões referente ao Direito Constitucional. Devo ter me equivocado :'(

    Ê cespe @#$%@%$#%@#$%@$#!

  • Meu povo, o conceito de cidadania vem bem antes da Revolução Francesa. Já na Roma Antiga a cidadania romana era requisito para usufruir-se de alguns direitos oferecidos pelo estado romano. Até mesmo na Grécia Antiga já se discutia o conceito de Cidadania.

  • Se for no Brasil nem saiu da gaveta ainda.

    P.s: aprendo mais com vocês que com apostilas.

  • A idéia de cidadania é muito antiga.

    1. Surgiu século VIII A.C, esse período a cidadania esteve longe de ser universal.
    2. Revolução francesa Século XVIII marco da cidadania Conteporânea(universal).
    3. Cidadania no Brasil, 6 marcos:

    1 A abolição da escravidão 1888

    2 A conquista do voto da mulher em1932

    3 A Consolidação das Leis do Trabalho em 1943.

    4 3 Movimento Diretas Já em 1983 e 1984

    5 Promulgação da Constituição Federal de em 1988

    6 Criminalização do racismo em 1989

    Assertiva: A evolução da cidadania é um processo que se originou após o século XIX. ERRADO