-
Eu achava que Administração era complexa,mas vendo essas questões para Arquivistas, fiquei achando ADM perfeita. kkkkk
Gab CERTO
-
JUSTIFICATIVA CESPE: CERTO. As redes de arquivo não são formadas no sentido hierárquico, como o sistema, os arquivos se agrupam por temáticas próprias e as suas decisões não são impositivas.
-
Sistemas de Arquivos: conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.
Exemplo de sistemas de arquivos: o Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), que tem como órgão central o Conselho Nacional de Arquivo (Conarq).
A principal característica dos sistemas é que eles possuem um órgão central que conduz os trabalhos.
Rede de Arquivos são conjuntos de instituições autônomas entre si que se juntam para cooperar umas com as outras. Não há um órgão central e não há hierarquia.
Exemplo de rede de arquivos: os arquivos da região sudeste se unem para desenvolver alguma atividade em regime de cooperação.
Portanto, sim, as redes não possuem órgão central, ao contrário dos sistemas, e se agrupam por temas para cooperar entre si.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Redes de arquivo: conjunto de instituições que se unem para cooperar entre si visando objetivos comuns, de forma autônoma, ou seja, sem hierarquia. Exemplo: ARQUIFES - Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior
Características principais:
- Autonomia
- União visando objetivos comuns
- Sem hierarquia
Sistemas de arquivos: conjuntos de arquivos que independentemente da posição das respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns. Exemplo: SINAR (Conarq), SIGA (Arquivo Nacional)
Características principais:
- Órgão central
- Atuação integrada, mas coordenada
- Hierarquia