-
Errado! Associei documentos vitais ao arquivo permanente e a gestão de documentos não é aplicada nesse arquivo.
-
ERRADO!
Documentos vitais são de caráter PERMANENTE.
Não há gestão de documentos em arquivos PERMANENTES! SÉRIO, NUNCA SE ESQUEÇAM DISSO!
Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
JUSTIFICATIVA DA BANCA
ERRADO. Os programas de documentos vitais estão dentro da fase de utilização e conservação.
-
todo dia uma denominação diferente nessa matéria
documento vital?? examinador tirou do ...
-
Gabarito: Errado
O texto Conceito e a Prática de Gestão de Documentos, José Maria Jardim, fala que:
Utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos;
Assim, a produção e manutenção de programas de documentos vitais está na 2ª fase.
-
Documentos vitais são de caráter PERMANENTE.
Não há gestão de documentos em arquivos PERMANENTES!
-
Documentos vitais são de caráter PERMANENTE. A gestão de documentos não é aplicada nessa fase, somente na fase de utilização e conservação.
-
FASES DE GESTÃO DE DOCUMENTOS:
-PRODUÇÃO
-UTILIZAÇÃO---->O PROTOCOLO FICA AQUI.
-DESTINAÇÃO
-
Segundo o Art. 3º da Lei nº 8.159/91, que dispões sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, considera-se gestão de documentos
"o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."
A produção, a tramitação uso, avaliação e arquivamento são, portanto, as fases do programa de gestão de documentos completo. Um programa de gestão de documentos básico envolve somente as fases de produção, utilização e destinação. Cada uma das fases abarca determinadas atividades. Os documentos vitais, ou seja, os documentos essenciais que representam a instituição compõem a fase de utilização, também chamada de conservação, e não a fase de destinação, como afirma a questão.
Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 14 de fevereiro de 2022.
Gabarito do Professor: ERRADO.