SóProvas


ID
5447038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O diagnóstico da situação arquivística é a primeira etapa para a implementação de programas de gestão de documentos. Sobre os diagnósticos e a gestão de documentos, julgue o item a seguir.


As tradições administrativas comprometem o trabalho das instituições arquivísticas no que se refere à implementação do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    @vidadeconcursanda

  • ISSO DEVIDO A EQUIPE ENCONTRAR DIFICULDADE EM ACEITAR UM NOVA SISTEMÁTICA

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA

    CERTO. As tradições administrativas, fatores de ordem legal, a complexidade das estruturas governamentais e o papel histórico dos arquivos nacionais são fatores que comprometem a implementação de programas de gestão de documentos. 

  • Tipo de questão que so a cespe sabe.

  • Gabarito: Certo

    Basta pensarmos mais um pouco... alguns arquivos possuem técnicas empíricas, baseadas nos conhecimentos das pessoas, fazem algo para organizar o arquivo, sem que haja a aplicação de princípios e métodos arquivísticos. Quando há alguém que queira fazer essa implementação corretamente, sempre há uma resistência.

    É muito comum nos arquivos, pessoas que se consideram "donas" dos documentos, já vi gente que leva o documento quando se aposenta hahahahaha

  •  

    As tradições administrativas, fatores de ordem legal, a complexidade das estruturas governamentais e o papel histórico dos arquivos nacionais são fatores que comprometem a implementação de programas de gestão de documentos. 

    Gab. C

  • A banca já cobrou isso antes. E foi tirado de um texto de Jardim:

    Q662791 - FUB 2013

    Pode-se entender as tradições administrativas de uma organização como fator de inibição para funções de gestão de documentos. (gab: certo)

    Quais seriam os fatores inibidores que comprometeriam a adoção das funções de gestão de documentos pelas instituições arquivísticas?

    - limitações de ordem legal;

    - escala e complexidade dos governos nacionais, impossibilitando que o único organismo exerça funções executivas em todo este campo;

    - tradições administrativas que impedem uma reorganização radical dos sistemas vigentes;

    - o papel histórico dos arquivos nacionais, cuja gênese identifica-se com uma atuação mais passiva de custódia dos documentos de valor permanente para a pesquisa retrospectiva.

    Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/02/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf