-
A Gestão de Documentos, de acordo com a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, consiste em um “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
não era pra ser correta?
-
Resolução: a gestão de documentos atua no âmbito dos arquivos correntes e intermediários. Nessas fases, os documentos estão cumprindo as funções pelas quais foram criados, e necessitam ser geridos. No âmbito permanente, não há o que se falar em gestão de documentos.
Resposta: errada
-
gestao de documento é realizada na fase corrente e intermediária
-
Gabarito: Errado
@vidadeconcursanda
-
ERRADO.
-GESTÃO DE DOCUMENTOS: arquivos correntes e intermediários;
-QUADRO DE ARRANJO: instrumento de tratamento de arquivos permanentes.
-
ERRADO!
Gestão abrange apenas a fase CORRENTE e INTERMEDIÁRIA!
-
A gestão de documentos é desenvolvida no âmbito dos arquivos correntes e intermediários, locais que armazenam as informações que estão cumprindo as funções pelas quais foram criadas.
Segundo o Art. 3º da Lei nº 8.159/91,
"Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."
Repare que a gestão ocorre nos arquivos correntes e intermediários. O envolvimento do arquivo permanente se dá como um efeito colateral da gestão de documentos, assim como a própria eliminação. Entretanto, nem a eliminação nem o recolhimento fazem parte da gestão.
Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 13 de novembro de 2021.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
CORRENTE E INTERMEDIÁRIA =====> GESTÃO DE DOC.
-
GESTÃO DE DOCUMENTOS: arquivos correntes e intermediários;
QUADRO DE ARRANJO: instrumento de tratamento de arquivos permanentes.
-
GESTÃO DE DOCUMENTOS: arquivos correntes e intermediários;
QUADRO DE ARRANJO: instrumento de tratamento de arquivos permanentes.
A Gestão de Documentos, de acordo com a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, consiste em um “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda PERMANENTE.
-
A Gestão de Documentos, de acordo com a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, consiste em um “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária", visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
-
GABARITO: ERRADO
De acordo com o art. 3º da Lei no 8.159/1991, gestão de documentos é “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”.
A gestão cobre toda a vida do documento, desde a sua produção (nascimento) até a sua destinação final (eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente). Portanto, ela abrange todas as atividades (rotinas) inerentes às idades “corrente e intermediária”.
São consideradas atividades de gestão de documentos: inspeção, avaliação, destinação, eliminação, entre outras.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.