-
Atividades do Protocolo:
- Recebimento: é onde se recebe os documentos e onde se separa o que é oficial e o que é pessoal;
- Registro: todos os documentos recebidos devem ser registrados eletronicamente com seu número, nome do remetente, data, assunto dentre outras informações;
- Distribuição: Também conhecido como movimentação, é a entrega para seus destinatários internos da empresa.
- Tramitação: é o caminho que o documento percorre desde sua entrada na empresa até chegar ao seu destinatário (cumprir sua função);
- Expedição: é por onde sai o documento.
Fonte: https://materiasparaconcursos.com.br/2018/06/03/protocolo-recebimento-registro-distribuicao-tramitacao-e-expedicao-de-documentos/
Gab. C
-
A classificação das correspondências é atribuição do protocolo.
CERTO
O protocolo faz:
. Recebimento, Registro/Autuação, Classificação (análise), Expedição/Distribuição (envio), Controle/Movimentação.
-
Resolução: as atividades de protocolo são: recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição.
Quando o documento é criado ou recebido, ele deve ser protocolado e protocolocar significa aplicar as atividades acima, inclusive a classificação.
A classificação é o ato de analisar o documento, identificar a qual assunto/função da instituição ele faz referência e encaixar em algum código do Plano de Classificação que seja compatível com o que foi identificado.
Resposta: certa
-
GABARITO - C
Protocolo:
No ciclo vital dos documentos, a idade corrente é aquela em que os documentos estão sendo resolvidos, são muito utilizados e, por causa disso, devem ser mantidos nos próprios setores que os utilizam ou em dependências de fácil acesso. Nesta idade, é natural que os documentos circulem entre as áreas envolvidas no assunto tratado, a fim de que sejam realizados os procedimentos necessários para a sua resolução. Essa circulação é chamada de tramitação.
Encontramos na bibliografia arquivística a seguinte definição para tramitação: “Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa. Também chamado movimentação ou trâmite”. (Dicionário de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional).
--------------------
Etapas de controle realizadas pelo protocolo, que são: 1. recebimento; 2. registro; 3. autuação; 4. classificação; 5. expedição/distribuição; 6. controle/movimentação.
CUIDADO:
A tramitação e, consequentemente a atividade de protocolo é EXCLUSIVA da fase corrente do ciclo de vida dos documentos. Não há que se falar em protocolo nas idades intermediária e permanente, e esta é uma questão corriqueira nas bancas de concurso. Muito cuidado então.
-
CERTO.
Apenas complementando, não confundir ATIVIDADES DOS ARQUIVOS CORRENTES com ATIVIDADES DE PROTOCOLO.
-ATIVIDADES DOS ARQUIVOS CORRENTES:
Protocolo;
Expedição;
Arquivamento;
Empréstimo/Consulta;
Destinação.
-ATIVIDADES DE PROTOCOLO:
Recebimento;
Classificação;
Registro;
Autuação;
Distribuição;
Movimentação;
Expedição.
-
Certo, a classificação de documentos é atribuição do protocolo!
Obs.: Em nenhum momento a questão falou que se tratava de correspondência particular.
-
CORRETO!
Função primordial inclusive!
-
ATIVIDADES DE PROTOCOLO:
Recebimento;
Classificação;
Registro;
Autuação;
Distribuição;
Movimentação;
Expedição.
-
O protocolo pode ser considerado a porta de entrada e saída dos documentos na instituição. Seu objetivo é controlar a movimentação dos documentos, de modo que se saiba onde e com quem estão e quais ações foram empreendidas no suporte documental.
Esse setor desenvolve suas atividades por meio do recebimento, registro, autuação, classificação, distribuição, tramitação/controle da tramitação e expedição de documentos.
Classificar significa, na prática, analisar um documento, identificar a qual função/atividade aquele documento faz referência e escolher, dentro das classes disponíveis no Plano de Classificação, em qual classe o documento pode ser encaixado. A classe escolhida terá um número/código, que deve ser aposto no documento. Cada classe, aliada à tabela de temporalidade, possui um tempo nas fases corrente e intermediária, e a destinação final, que pode ser o recolhimento ou a guarda permanente.
Gabarito do Professor: CERTO.