-
A descrição é função presente nos arquivos permanentes cabendo, portanto, ao elaborador da descrição apresentar o acervo e suas possibilidades de pesquisa.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fcdn.cebraspe.org.br%2Fconcursos%2Fpg_df_19%2Farquivos%2FMATRIZ_521_PGDF_004_COM_JUSTIFICATIVA.PDF&clen=8250366&chunk=true
-
forçou nesse permanente
-
A arquivologia possui 7 funções: produção/criação, avaliação, classificação, descrição, difusão, preservação e aquisição.
A função descrição envolve a ação de ler um documento, retirar os elementos que representam o seu conteúdo e utilizar em um instrumento de pesquisa.
Os instrumentos de pesquisa são ferramentas criadas no âmbito do arquivo permanente para facilitar a busca do interessado aos documentos.
Com o uso dos instrumentos de pesquisa, que só são produzidos diante do uso da função descrição, as possibilidades de uso do acervo aumentam, pois a busca passa a ser assertiva, completa e rápida.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. Para a maioria dos autores ocorre ao longo das 3 idades. Para outros, só na terceira (permanente). Tem como produto final os instrumentos de pesquisa.
Fonte; Estratégia
-
Facilita a consulta
-
não entendi o condensa o uso
-
Não há um consenso sobre em qual clico vital dos documentos essa fase é aplicada. Alguns doutrinadores falam em apenas na terceira idade/arquivo permanente, outros falam em todas fases do clico de vida.