SóProvas


ID
5447116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue o item subsequente.


A análise tipológica de um documento requer o conhecimento das funções atípicas circunstanciais da entidade acumuladora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Acredito que deve haver o conhecimento das funções, sejam elas típicas ou atípicas como diz a questão.

    Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia

  • A analise tipológica é a ciência que estuda as séries documentais, bem como as relações orgânicas e lógicas entre os documentos. Ela busca estabelecer uma relação entre a espécie documental (seu aspecto formal de formatação) com o tipo documental (a função ou atividade que lhe deu origem). E, para que seja possível estudar esta relação, faz-se necessário o conhecimento sobre aspectos da instituição.

    Portanto conhecer todos os aspectos sobre a instituição produtora é indispensável para a realização de quaisquer estudos em tipologia documental.

    GAB. CERTO

  • A analise tipológica é a ciência que estuda as séries documentais, bem como as relações orgânicas e lógicas entre os documentos.

    Ela busca estabelecer uma relação entre a espécie documental (seu aspecto formal de formatação) com o tipo documental (a função ou atividade que lhe deu origem). E, para que seja possível estudar esta relação, faz-se necessário o conhecimento sobre aspectos da instituição.

    Portanto conhecer todos os aspectos sobre a instituição produtora é indispensável para a realização de quaisquer estudos em tipologia documental.

  • Segundo Heloísa Liberalli Bellotto, no manual "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de arquivo",

    "A efetivação da análise tipológica a partir da Arquivística exige conhecimento prévio: 
    1) da estrutura orgânico-funcional da entidade acumuladora; 
    2) das sucessivas reorganizações que tenham causado supressões ou acréscimos de novas atividades e, portanto, de tipologias/séries; 
    3) das funções definidas por leis/regulamentos; 
    4) das funções atípicas circunstanciais;
    5) das transformações decorrentes de intervenções; 
    6) dos processos, pois eles têm uma tramitação regulamentada."

    Fonte: Bellotto, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • funções atípicas?