- 
                                Gabarito: Certo De acordo com o e-ARQ Brasil, o metadado de destinação prevista é: Indicação da próxima ação de destinação (transferência, eliminação ou recolhimento) prevista para o documento, em cumprimento à tabela de temporalidade.  Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/noticias/conarq-abre-consulta-publica-visando-a-atualizacao-do-e-arq-brasil/EARQ_v2_2020_final.pdf Sigam no Instagram: @mundodaarquivologia 
- 
                                GABARITO - CERTO  O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização. Os metadados têm tradicionalmente sido vistos como separados do material em que está registrada a informação, o que não quer dizer que não sejam importantes. Definições e regras de negócio, detalhes de segurança, informação de domínios, tags XML são metadados. Desde tempos antigos que esse tipo de informação é usada para classificar, organizar e pesquisar. Na antiga Suméria as placas de argila eram identificadas por fios coloridos conforme o tipo e arrumadas em prateleiras com indicações escritas ao lado. O que agora é diferente é que a informação é eletrônica, dispersa e cresce a uma velocidade exponencial. Exemplo de metadados no universo da gestão de arquivos baseada em papel: localização física, n. de caixa, etiqueta de pasta, sistema de classificação. No mundo da imagem documental podem incluir tipo de documento, data, entidades com que se relaciona. Exemplos para a gestão documental poderiam ser autor, data, assunto, tipo de documento, n. de versão Fonte: Gram Cursos. 
- 
                                GABARITO: C.   Valor Primário ou Administrativo    - Documentos vinculados a atividades em andamento (idade corrente) ou que ainda podem ser questionados (idade intermediária) administrativa, legal ou juridicamente.
   - Todo documento nasce com este valor e depois o perde.
   - Compreende os documentos das fases corrente (alto valor primário) e intermediária (baixo valor primário).
     Valor secundário ou Histórico   - Documentos vinculados a fatos históricos para a instituição ou para a sociedade.
   - Poucos documentos atingirão este valor.
   - É um valor imprescritível.
   - Compreende os documentos da fase permanente.
   - Também é chamado na bibliografia arquivística de valor probatório ou informativo.
     Faça das dificuldades sua motivação!     
- 
                                O e-ARQ Brasil é o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos.
 
 
	Os documentos, desde a sua produção, precisam ser gerenciados para que se tenha o documento certo, pelo tempo necessário, a depender do seu uso para a instituição. Esse raciocínio é o da gestão documental convencional. 
Com o uso de tecnologias digitais para produzir e utilizar documentos, aplica-se o mesmo conceito de gestão documental acima, com o adendo de que essa gestão será feita em meio digital. 
	
 
 
 
	É nesse ponto que o e-ARQ Brasil entra. Esse documento proporciona os requisitos necessários para que se tenha uma boa gestão documental digital, servindo como um guia.
	
 
 
 
	Além da estrutura de requisitos, o e-arq lista os metadados, que por sua vez são organizados na seguinte estrutura: documento, evento de gestão, classe, agente, componente digital e evento de preservação. 
	
 
 
 Dentro de documento, temos o metadado 
"Destinação prevista", que segundo e-ARQ, é
 
 
	"Indicação da próxima ação de destinação (transferência, eliminação ou
recolhimento) prevista para o documento, em cumprimento à tabela de
temporalidade"
	
 
 
 e tem como objetivo
 
 
	"Apoiar o controle do ciclo de vida do documento."
	
 
 
 Como nota, informa que
 
 
	"Para a finalidade deste instrumento, considera-se a transferência como uma ação
de destinação."
	
 
 
 Vale ressaltar que a transferência só ocorre da fase corrente para a intermediária.
 
 
	Fonte:e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.
	
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO.