SóProvas


ID
5447425
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início da década de 1530, a Coroa Portuguesa determinou instituir o controle de fato do Brasil colônia, em decorrência das ameaças de ocupação do território por outros povos como os franceses. Por ordem do rei português D. João III, foi criado o governo-geral, nomeando como o seu primeiro governador:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    TOMÉ DE SOUZA

    A cidade de Salvador foi construída em 1549, durante o governo de Tomé de Sousa, sendo capital do Brasil até o século XVIII. O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português DJoão III em 1548. No ano seguinte, nomeou-se na América Portuguesa o primeiro governador-geral: Tomé de Sousa.

  • 1° TOMÉ DE SOUZA - Primeiro governador (1549-1553)

    -ele fundou salvador

    -trouxe o 1° grupo de padre jesuítas

    -incrementou a cultura da cana-de-açucar

    2° DUARTE DA COSTA (1553-1557)

    -Trouxe 7 jesuítas incluindo JOSÉ ANCHIETA

    3° MEM DE SÁ

    -Periodo onde ouve a expulsão dos franceses

  • LETRA "B"

    O sistema de Governo-Geral foi uma alternativa de Portugal diante o fracasso tido com as capitanias hereditárias.

    Com o primeiro Governador (TOMÉ DE SOUZA) houve a instauração da primeira capital do Brasil, Salvador, onde haveria a administração geral da colônia e o principal vínculo com a metrópole.

    O sistema implantado foi um sistema de governo um pouco mais sofisticado que os da capitanias gerais, onde além do governador tínhamos, Ouvidor-Mor (o responsável pela aplicação das leis); Provedor-Mor (responsável pela questão financeira da colônia como a arrecadação de tributos); Capitão-Mor (Responsável pela força militar e policial da colônia).

    Para ajudá-lo neste empreendimento português, vieram com Tomé de Souza por volta de 1000 pessoas, divididas em diversos ofícios, como militares, advogados, padres, etc.

    • A CIA de Jesus: um outro fator importante a se destacar durante este período, foram a presença dos jesuítas que tinha como objetivo ampliar a fé no novo mundo com a catequização dos índios, manutenção da fé dos colonos, batizados, sepultamentos, etc.

    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

    LETRA A) MEM DE SÁ, foi um dos governadores, porém foi o terceiro Governador-Geral da colônia.

    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

    LETRA C) DUARTE DA COSTA, Foi o Segundo Governador.

    -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*--*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

    LETRA D) Matias de Albuquerque (Conde de Alegrete), foi um governador-geral interino que ajudou a expulsar os holandeses da Colônia.

  • Após a dificuldade de governar o  através das , por causa de diversas desavenças com índios nativos, falta de investimentos, problemas com a fiscalização de produtos e muita corrupção por parte dos donos das Capitanias, a coroa portuguesa decidiu que era necessário eleger um governador geral de sua confiança para administrar à colônia.

    D. João III tinha a ambição de tornar o país mais lucrativo e defendê-lo das invasões estrangeiras principalmente dos holandeses. Após  romper acordos comerciais com , uniu-se aos Jesuítas com a finalidade de catequizar os índios, ensinar a cultura europeia e a língua portuguesa para impedir que eles fossem escravizados, pois acreditavam que tinham alma e era necessário convertê-los para que fossem salvos. Assim evitaria ataques contra os colonizadores e manteriam a ordem da colônia.

    Em 1549, D. João III nomeou  como o primeiro governador geral do Brasil. Ele tomou posse na cidade de Salvador que por consequência recebeu o título de capital do país e assim permaneceu por quase duzentos anos. Foi um Governador muito pacífico, sempre protegia os índios e procurava manter uma relação diplomática com eles. Tinha muita autonomia para conduzir a sua função, estimulou a justiça, a defesa das fazendas, o aumento da agricultura e das relações comerciais.

    Duarte da Costa foi o segundo governador geral do Brasil, assumindo em 1553. Era membro do conselho real e também havia sido embaixador da Espanha. Veio de Portugal acompanhado do Padre  e o Padre Manoel de Nóbrega e juntos amenizaram os ataques indígenas nas colônias e adentraram no  para explorar os minerais. Em 1555 a baía de Guanabara foi invadida por franceses. Duarte teve dificuldade em conter a invasão e foi então que clamaram por Mem de Sá, que acabou por ser o terceiro governador geral.

    Mem de Sá chegou ao Brasil em 1557, mas só recebeu o título de governador em 1558. Em meio a diversas batalhas de pacificação da colônia, perdeu seu filho Fernão de Sá, ficando no governo durante catorze anos ao lado de seu sobrinho Estácio de Sá, que também viria a morrer por uma flechada em um confronto. Após muitas lutas com os franceses conseguiu manter a ordem, recuperou territórios, pacificou os índios ao lado dos Jesuítas e ficou muito reconhecido em Portugal.

    Fonte: https://www.infoescola.com/historia/governo-geral-do-brasil/

  • sobre tomé de sousa

    • primeiro grupo de jesuítas
    • incrementação da cana de açucar
    • fundação de salvador.

    sobre duarte da costa

    • trouxe alguns jesuítas incluindo josé de anchieta, aprendeu tupi , catequizou , e ainda fez gramática da lingua dentre outros

    sobre men de sá

    • espulsão dos franceses do brasil com ajuda de estácio de sá, seu sobrinho que fundou a cidade de são sebastião.