SóProvas


ID
544894
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Características adultas que estão associadas à fixação parcial na fase anal são:

Alternativas
Comentários
  • Características adultas que estão associadas à fixação parcial na fase anal são: ordem, parcimônia e obstinação. Freud observou que esses três traços em geral são encontrados juntos. Ele fala do "caráter anal" cujo comportamento está intimamente ligado a experiências sofridas durante esta época da infância.

    Parte da confusão que pode acompanhar a fase anal é a aparente contradição entre o pródigo elogio e o reconhecimento, por um lado e, por outro a idéia de que ir ao banheiro é "sujo" e deveria ser guardado em segredo. A criança não consegue compreender inicialmente que suas fezes e urina não sejam apreciadas. As crianças pequenas gostam de observar suas fezes na privada, na hora de dar a descarga, e com freqüência acenam e dizem-lhes adeus. Não é raro uma criança oferecer como presente a seu pai ou mãe parte de suas fezes. Tendo sido elogiada por produzi-las, a criança pode surpreender-se ou confundir-se no caso de seus pais reagirem ao presente com repugnância. Nenhuma área da vida contemporânea é tão carregada de proibições e tabus como a área que lida com o treinamento da higiene e comportamentos típicos da fase anal.

  • "No caso de haver fixação nessa fase (anal), podem aparecer conflitos para o resto da vida em torno de questões de controle, de guardar para si ou entregar. O caráter anal caracteriza-se por três traços: ordem, parcimônia e teimosia (...)" Cloninger, S. Teorias da Personalidade. Pg 58.
  • Vários aspectos do Transtorno Obssessivo-compulsivo sugerem fixação na fase anal.
  • FASES         FIXAÇÕES     

    ORAL          depressão, dependência dos outros, dependência de hábitos orais (comer, fumar, roer as unhas)

    ANAL           neurose obsseviva-compulsiva(anancástica); indivíduo rígido, rigoroso

  • Parcimônia - ação ou hábito de fazer economia, de poupar; economia, ou seja, reter.

    Obstinação - comportamento que denota esse apego; teima, birra. Apego forte e excessivo às próprias ideias, resoluções e empreendimentos; pertinácia, persistência, tenacidade.

    Se pensarmos sobre o desenvolvimento psicossexual, na fase anal a libido está investida nessa região e o prazer está naquilo que a criança retém ou externa para o ambiente, por meio do controle dos esfíncteres. Só aí, já responde a questão.

  • Características adultas que estão associadas à fixação parcial na fase anal são ordem, parcimônia e obstinação