Segundo Chiavenato, as competências se dividem em:
- essenciais
- de gestão
- organizacionais
- pessoais
(livro: Administração Geral e Pública, pg. 188)
Ainda Mills et al. (2002) faz a seguinte classificação:
1. competências essenciais, competências e atividades mais elevadas, no nível corporativo, que são a chave para a sobrevivência da empresa e são centrais para sua estratégia;
2. competências distintivas, competências e atividades que os clientes reconhecem como diferenciadores de seus concorrentes e que provêm vantagens competitivas para a empresa;
3. competências organizacionais ou das unidades de negócios, número pequeno de atividades fundamentais, geralmente entre três e seis,
esperadas de cada unidade de negócios da empresa;
4. competências de suporte, atividade que é valiosa para apoiar um leque de competências;
5. capacidades dinâmicas, capacidade que uma empresa possui e que a torna capaz de integrar, construir e reconfigurar suas competências internas e externas a fim de responder rapidamente às mudanças do atual ambiente de negócios.
Ou seja, você pode ler vários autores que a FCC dá um jeito de pedir a classificação que você não viu.
Taí uma matéria que faço questão de esquecer após o concurso.
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática, 5ª edição. Barueri, Manole: 2014. pp.420-428
Em uma de suas obras, Chiavenato destaca que as competências fazem parte de uma “cascata de competências”, composta por competências essenciais, competências funcionais, competências gerenciais e competências individuais.
Competências Essenciais: Possuem 04 características principais:
- Proporcionam uma forte vantagem competitiva que alavanca o negócio da organização e a destaca dos demais concorrentes.
- São indispensáveis para o sucesso da organização. Ou seja, essas competências constituem os fatores críticos do sucesso empresarial.
- São singulares, específicas e próprias da organização. Tratam-se das competências que definem aquilo que a empresa sabe fazer melhor do que as outras empresas.
- São de difícil imitação pelas demais organizações.
Competências Funcionais:
- Estão relacionadas com cada área de atividade da organização. A organização deve buscar a integração entre diferentes competências funcionais, com o objetivo de aumentar a capacidade da empresa em gerar valor e apresentar resultados acima da média dos concorrentes.
- Ou seja, as competências funcionais são aquelas competências que cada área da organização deve adquirir/desenvolver e que são próprias de suas atividades especializadas.
Competências Gerenciais:
- Tratam-se das competências que os administradores devem possuir para realizar o trabalho de gerenciar a equipe. Essas competências podem ser relacionadas com as pessoas ou relacionadas com o trabalho.
Competências relacionadas com pessoas:
-comunicação: ouvir, organizar ideias, obter informações imparciais, etc.
-supervisão: treinamento, Avaliação de pessoal, orientação, aconselhamento, delegação, etc.
Competências relacionadas com o trabalho:
-administração: administrar o tempo, priorizar problemas, estabelecer metas, definir padrões, planejar os trabalhos, etc.
-raciocínio: identificar problemas, solucionar problemas, pensar de forma clara, tomar decisões, avaliar riscos, etc.
Competências Individuais (pessoais):
- Trata-se do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) pessoais aplicadas de maneira integrada e convergente em uma determinada atividade. De acordo com Chiavenato, as competências pessoais transformam pessoas em talentos. E os talentos (pessoas dotadas de competências) têm as seguintes características:
-Executam o trabalho de forma excelente
-São capazes de solucionar problemas
-Estão em constante desenvolvimento
-São inovadores
-São Proativos