ALTERNATIVA D
A) O que permitiu as grandes viagens marítimas, ou ultramarinas, iniciadas no século XVII, foi o desenvolvimento dos instrumentos de navegação, a criação de embarcações mais resistentes e investimentos financeiros.
R: Errada. As Grandes Navegações começaram na metade do século XV (século 15), e não no século XVII (século 17).
B) A Espanha saiu na frente nas viagens ultramarinas em razão de ter-se unificado como Estado, antes das demais nações, centralizando o poder, o que a tornaria uma potência econômica, ao longo do século XV e de parte do século XVI.
R: Errada. Quem saiu primeiro na corrida ultramarina foi Portugal, a qual se unificou antes da Espanha.
C) No projeto de expansão ultramarina associado à ótica mercantilista, não haveria necessidade de se pensar em uma acumulação de riqueza pelo Estado.
R: Errada. O que mais aconteceu no modelo mercantilista foi a acumulação de riqueza pelo Estado (Coroas reais).
D) No mercantilismo, havia o chamado "exclusivo colonial ou metropolitano”. Nesse sentido, foram criadas companhias privilegiadas de comércio.
R: Correta. O mercantilismo é marcada pelo estabelecimento do chamado Pacto Colonial. Esse pacto estabelece que a colônia só pode vender matérias-primas exclusivamente com a sua Metrópole, a qual também a colônia só pode comprar produtos manufaturas exclusivamente da sua Metrópole.
E) A concorrência norte americana, no séc. XVII, forçou Portugal a acelerar as navegações.
R: Errado. Os EUA só viraram independentes da Inglaterra no século XVIII e não no XVII. Além disso, após a independência americana, os EUA ainda não eram considerados uma potência global, sendo que o foco da sua expansão no momento era para o seu Oeste e não marítimo.