-
A amplitude de nicho trófico, isto é, a quantidade de tipos diferentes de comida que se pode ingerir, está entre as dimensões mais importantes do nicho a influenciar a disseminação de uma espécie.
-
Uma das definições básicas de "nicho" consiste no "intervalo de condições e recursos onde uma espécie consegue sobreviver, crescer e reproduzir". Dessa forma, espécies com maior amplitude de nicho possuem um maior intervalo de condições e recursos onde podem conseguir se alimentar, sobreviver e reproduzir. Espécies mais especialistas possuem amplitude de nicho reduzida. É sempre bom lembrar também que o nicho é uma característica da espécie, não do ambiente. As condições ambientais compõem os nichos das espécies, e não "são" o nicho.
-
A espécie tem mais possibilidades de obter recursos, se relacionar com as outras espécies e exercer funções diferentes. Antes do fragmento, ela tava de boas, mas, depois do fragmento, as espécies ""frescas"" que só se adaptaram a ambientes específicos, foram embora ou morreram, já essas, como possuem uma variedade de possibilidades de adaptação, conseguiram sobreviver com o novo ambiente formado (o ambiente fragmentado). É como se não houvesse "tempo ruim" para elas kkkk