SóProvas


ID
5450680
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“No início da década de 1980, os avanços da engenharia genética permitiram o desenvolvimento da insulina humana sintética, produzida a partir de bactérias, especialmente a Escherichia coli”. Trecho extraído do artigo “Insulina: avanços e pesquisa”, de Patrícia Moreira. A tecnologia empregada para a produção da insulina sintética a que o texto se refere é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Gabarito: B

    A clonagem molecular ou DNA recombinante é um método que permite fazer várias cópias idênticas.

  • DNA Recombinante é a denominação dada às moléculas de DNA que possuem parte de DNA derivados de duas ou mais fontes, normalmente essas fontes são espécies diferentes. A tecnologia do DNA recombinante é também conhecida como clonagem molecular ou mesmo clonagem gênica.

  • gente mas se o gene que codifica a insulinA humana foi inserido na bacteria pq então, nao pode ser considerado trangenico?

  • Correta:

    B - A insulina humana sintética foi produzida a partir de bactérias "Escherichia coli”. Logo, se trata de uma clonagem molecular (DNA recombinante), a partir da recombinação de uma parte de um DNA com outro (mesma espécie), produzindo cópias das diferentes combinações entre as bactérias.

    Incorretas:

    A - Na Terapia Gênica ocorre a introdução de genes sadios com uso de técnicas de DNA recombinante, visando substituir, manipular ou suplementar com alelos funcionais aqueles que são defeituosos ou mortos.

    C - Na Clonagem Terapêutica o núcleo celular é transferido para um óvulo (sem núcleo) e este adquire as características de uma célula-tronco embrionária (capacidade de originar qualquer tecido).

    D - Transgenia é um processo que altera o material genético de uma espécie através da introdução de sequências de genes (uma ou mais) provenientes de outra espécie. Ou seja, visa criar organismos com características novas ou melhoradas, combinando características de um ou mais organismos, diferente da clonagem molecular (DNA recombinante) que trabalha com a diversidade dentro de uma mesma espécie.

    E - RNA Interferente é um mecanismo exercido por pequenas moléculas de RNA complementares a RNAs mensageiros, o qual inibe a expressão gênica na fase de tradução ou dificulta a transcrição de genes específicos. Logo, resulta na redução da expressão e silenciamento de genes (interferência).

  • DNA recombinante é a tecnologia que clona/manipula os genes. Já os Transgênicos são os indivíduos já modificados por essa tecnologia.