SóProvas


ID
5451046
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há 55 anos, o Brasil sofreu um golpe militar que durou 21 anos e provocou a morte e/ou o desaparecimento de, aproximadamente, 423 pessoas (entre 1964 e 1985), além do massacre de 8 mil indígenas, conforme o Relatório Final da Comissão da Verdade. Mediante o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Ditadura Militar no Brasil iniciou-se com o golpe militar de 31 de março de 1964, ocasionando o afastamento do Presidente da República, João Goulart, e, tomando o poder, o Marechal Castelo Branco.
( ) Foi estabelecido o AI-1, contendo 11 artigos, permitindo ao governo militar o poder de modificar a Constituição, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por dez anos, além de poder demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, além de determinar eleições indiretas para a Presidência da República.
( ) Em 1969, a Junta Militar escolheu o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais maleável e democrático do período, conhecido como “anos de chumbo”. A repressão à luta armada diminui e a política de censura é colocada em execução de forma mais harmoniosa. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística foram liberadas desde que fossem previamente autorizadas pelo governo.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Informática ta diferente.

  • Alternativa : 'c'

    (V) Em 31 de março de 1964, os militares iniciam a tomada do poder e a deposição de Jango. No dia 2 de abril, o presidente João Goulart partiu de Brasília para Porto Alegre e Ranieri Mazilli (PSD) assumiu a presidência interinamente. Dois dias depois, João Goulart se exilou no Uruguai. Em 9 de abril, foi editado o AI-1 (Ato Institucional número 1), decreto militar que depôs o presidente e iniciou as cassações dos mandatos políticos. No mesmo mês, o marechal Castello Branco (Arena) foi empossado presidente com um mandato até 24 de janeiro de 1967.

    (V) Entre seus primeiros poderes, o AI-1 determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional. Além disso, convocou eleições indiretas para presidente e a extensão do mesmo cargo até o ano de 1966. Em abril daquele mesmo ano, o novo governo divulgou uma lista com 102 políticos e funcionários que tiveram seus postos e direitos anulados.

    (F) No governo Médici, observamos o auge da ação dos instrumentos de repressão e tortura instalados a partir de 1968. Foi intenso o uso dos instrumentos de censura garantidos pelo Ato Institucional Nº 5 que estabeleciam o impedimento da publicação de matérias de jornal ou qualquer tipo de manifestação artística interessada em denunciar tais abusos. 

  • ALTERNATIVA C

    I. A Ditadura Militar no Brasil iniciou-se com o golpe militar de 31 de março de 1964, ocasionando o afastamento do Presidente da República, João Goulart, e, tomando o poder, o Marechal Castelo Branco.

    R: Verdadeiro. O primeiro presidente após golpe de 64 foi o Marechal Castelo Branco.

    II. Foi estabelecido o AI-1, contendo 11 artigos, permitindo ao governo militar o poder de modificar a Constituição, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por dez anos, além de poder demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, além de determinar eleições indiretas para a Presidência da República.

    R: Verdadeiro. O AI-1 foi o primeiro ato institucional a qual deu permissão para o governo em cassar políticos e partidos, começar o aparelho de perseguição, censura e tortura dos considerados "subversivos".

    III. Em 1969, a Junta Militar escolheu o novo presidente: o general Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais maleável e democrático do período, conhecido como “anos de chumbo”. A repressão à luta armada diminui e a política de censura é colocada em execução de forma mais harmoniosa. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística foram liberadas desde que fossem previamente autorizadas pelo governo.

    R: Falso. O governo de Médici foi considerado o mais violento de todos. É até risório que supostamente o governo "mais democrático" durante a ditadura fosse dentro do período chamado de "anos de chumbo".

  • III- Falso, o governo Médici foi o mais instável e violento dentro da ditadura civil-militar, tendo em vista que foi o período de maior resistência e revolta perante o AI-5(idealizado por Costa e Silva.)

  • Acredito que tenha um ponto errado, é importante lembrar que o presidente da camara dos deputados, Ranieri Mazzilli, foi colocado como presidente e depois ocorreu a tomada de poder por Castelo Branco

  • Ali Castilhos exatamente, errei por esse detalhe que para mim está incorreto.
  • GAB-C

    V, V, F.

    31 DE MARÇO DE 1964 GOLPE MILITAR

    Ao longo do governo de Médici, a  atingiu seu pleno auge, com controle das poucas atividades políticas toleradas, a repressão e a censura às instituições civis foram reforçadas e qualquer manifestação de opinião contrário ao sistema, foram proibidas. Foi um período marcado pelo uso sistemático e de meios violentos como a  e o . Seu período na presidência ficou conhecido historicamente como .

    QUANDO FOR LEVAR SUA NOVINHA PARA LANCHAR, SAIA DO CELULAR, E DE ATENÇÃO PARA ELA. ANTES QUE OUTRO FAÇA ISSO!!!!

  • maleável kkkk

  • Durante o governo dele houve o auge da repressão, foi o momento em que mais gente morreu e foi torturada e ao mesmo tempo, foi o início do milagre econômico brasileiro. O momento em que a economia brasileira decolou, teve um grande avanço. O Brasil chegou a se tornar a oitava economia mundial.