Método de comparação por fatores:
O método de comparação por fatores
(factor comparison) é uma técnica analítica por meio da
qual os cargos são avaliados e comparados por fatores
de avaliação de cargos. Os fatores de avaliação de cargos
podem ser denominados fatores de especificações.
Este método foi criado por Eugene Benge20 e exige uma
sequência de etapas:
• Informação a respeito dos cargos:
o método requer uma cuidadosa e completa análise dos cargos
a serem avaliados para desenvolver especificações
dos cargos em termos de fatores de avaliação.
• Escolha dos fatores de avaliação:
os fatores de avaliação derivam das especificações dos cargos.
Em geral, o método de comparação por fatores utiliza
cinco elementos de avaliação:
1. Requisitos mentais.(Traços mentais (inerentes), como inteligência, memória, raciocínio, expressão verbal, relacionamento interpessoal e imaginação Educação geral (adquirida), como gramática, aritmética, informação geral
Conhecimento especializado (adquirido), como química, engenharia, etc.)
2. Requisitos físicos.
3. Habilidades requeridas.
4. Responsabilidade.
5. Condições de trabalho.
FONTE: CHIAVENATO PAG 268, GESTÃO DE PESSOAS 4º EDIÇÃO.
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimento sobre o método de comparação por fatores. Sobre isso, marquemos a afirmativa correta.
Consoante o professor Chiavenato (2014, p.252-254), o método de comparação por fatores (factor comparison) é uma técnica analítica por meio da qual os cargos são avaliados e comparados por fatores de avaliação de cargos. Os fatores de avaliação de cargos podem ser denominados fatores de especificações.
Segue a seguinte sequência de etapas:
Informação a respeito dos cargos: o método requer uma cuidadosa e completa análise dos cargos a serem avaliados para desenvolver especificações dos cargos em termos de fatores de avaliação.
Escolha dos fatores de avaliação: os fatores de avaliação derivam das especificações dos cargos. Em geral, o método de comparação por fatores utiliza cinco elementos de avaliação:
- Requisitos mentais
- Requisitos físicos
- Habilidades requeridas
- Responsabilidade
- Condições de trabalho
Seleção dos cargos de referência: é a escolha dos benchmark jobs para servir como pontos de apoio para a avaliação. Esses cargos-chave devem ser representativos dos cargos da empresa e devem, no conjunto, receber um número de pontos capaz de cobrir toda a amplitude dos cargos a serem avaliados.
Avaliação dos cargos de referência: cada cargo de referência deve ser escalonado por meio de cada um dos cinco fatores de avaliação, em função da descrição e das especificações dos cargos. Cada membro da comissão de avaliação faz o escalonamento individualmente. A seguir, a comissão se reúne para obter consenso em relação aos escalonamentos feitos.
Distribuição de pesos salariais para os fatores de avaliação: os avaliadores dividem o salário atual de cada cargo de referência entre os cinco fatores de avaliação.
Construção da escala de comparação de cargos: após identificar e avaliar os cargos de referência pelos fatores de avaliação, o passo seguinte é a construção da escala de comparação de cargos.
Aplicação da escala de comparação de cargos (e fatores): todos os demais cargos podem ser avaliados, fator por fator, pela escala de comparação. O avaliador deve decidir se os requisitos mentais do cargo de montador podem ser comparáveis aos do guarda de segurança ou do motorista de empilhadeira, ou ainda enquadrá-lo entre o operador de prensa e o soldador.
Tendo as etapas acima, especialmente quanto à etapa de escolha dos fatores de avaliação, percebemos que a os requisitos mentais são necessários para uma aplicação ativa de traços mentais e educação geral.
Os requisitos mentais incluem a posse e/ou a aplicação ativa de: traços mentais (inerentes), como inteligência, memória, raciocínio, expressão verbal, relacionamento interpessoal e imaginação Educação geral (adquirida), como gramática, aritmética, informação geral Conhecimento especializado (adquirido), como química, engenharia, etc (CHIAVENATO, 2014).
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.