-
Gabarito: Certo
-
GABARITO: CERTO
COMENTÁRIO: questão baseada na literalidade do item A7 da NBC TA 530, especialmente trechos em negrito, que assim nos ensina:
A7. Ao considerar as características de uma população, para testes de controles, o auditor faz uma avaliação da taxa esperada de desvio com base no entendimento do auditor dos controles relevantes ou no exame de pequena quantidade de itens da população. Essa avaliação é feita para estabelecer a amostra de auditoria e determinar o tamanho dessa amostra. Por exemplo, se a taxa esperada de desvio for inaceitavelmente alta, o auditor geralmente decide por não executar os testes de controles. Da mesma forma, para os testes de detalhes, o auditor faz uma avaliação da distorção esperada na população. Se a distorção esperada for alta, o exame completo ou o uso de amostra maior pode ser apropriado ao executar os testes de detalhes.
Esse posicionamento normativo nos parece óbvio, quando consideramos que a taxa de desvio dos controles (tanto a esperada quanto a tolerável) é algo inerente a esse tipo de teste (teste de controle ou de observância).
Fonte: Estratégia
-
Para solucionar a
questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 530 – Amostragem em
Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.
Segundo a norma, “ao considerar
as características de uma população, para testes de controles,
o auditor faz uma avaliação da taxa esperada de desvio com base no
entendimento do auditor dos controles relevantes ou no exame de pequena
quantidade de itens da população. Essa avaliação é feita para estabelecer
a amostra de auditoria e determinar o tamanho dessa
amostra". (grifo nosso.)
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Ao realizar uma amostragem, o auditor deve criar a expectativa da taxa esperada de desvios nos testes de controle ou da distorção esperada, em testes de detalhes.
Ao considerar as características de uma população, para testes de controles, o auditor faz uma avaliação da taxa esperada de desvio com base no entendimento do auditor dos controles relevantes ou no exame de pequena quantidade de itens da população. Essa avaliação é feita para estabelecer a amostra de auditoria e determinar o tamanho dessa amostra (NBC TA 530, A7).