-
Gabarito: Errado
-
GABARITO: ERRADO
COMENTÁRIO: questão fácil quando comparamos com a literalidade da norma e difícil no geral, por se tratar de um item de entendimento nada trivial e até então muito pouco (ou nunca) cobrado em provas.
No escopo da amostragem, o auditor precisa, tendo aplicado testes apenas na amostra selecionada, efetuar uma estimativa da distorção na população como um todo. Nesse sentido, a distorção na população é igual à distorção projetada mais a distorção anômala. A questão troca os fatores, dizendo que a distorção anômala é igual à distorção projetada mais a distorção na população. Veja o que nos ensina o item A22 da NBC TA 530:
A22. No caso de testes de detalhes, a distorção projetada mais a distorção anômala, quando houver, é a melhor estimativa do auditor de distorção na população (…).
Guarde: Distorção na população = distorção projetada + distorção anômala
Fonte: estratégia
-
Gabarito: Errado.
No caso de testes de detalhes, a distorção projetada mais a distorção anômala, quando houver, é a melhor estimativa do auditor de distorção na população (NBC TA 530, A22).
"Faça da dificuldade a sua motivação."
-
Para solucionar a
questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 530 – Amostragem em
Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade.
De acordo com a norma, “no caso de testes de detalhes, a distorção
projetada mais a distorção anômala, quando houver, é
a melhor estimativa do auditor de distorção na população". (grifo
nosso.)
Analisando a afirmativa do enunciado, é
possível identificar que a Banca trocou os tipos de distorções (na população e
anômala), estando, portanto, errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Ao realizar amostragem será encontrada a distorção na amostra. Essa distorção será projetada na população. Poderá ser encontrado também, na amostra, as anomalias, que não são efetivamente representativos de erros na amostra. Mas, sendo conservador, é bom que a distorção anômala seja levada em conta para se chegar a possível distorção total na população. Então fazemos o seguinte raciocínio: Distorção encontrada mais anomalia é a melhor estimativa.
Em termos literais temos:
NBC TA 530,A22. No caso de testes de detalhes, a distorção projetada mais a distorção anômala, quando houver, é a melhor estimativa do auditor de distorção na população