SóProvas


ID
5452768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito das demonstrações contábeis, julgue o item subsequente.


Apesar de a apresentação funcional ser a mais utilizada pelas organizações na elaboração da demonstração de resultado do exercício, a apresentação por natureza da despesa é a incentivada pelas normas contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    CLASSIFICAÇÃO DAS DESPESAS:

    Existem duas formas de elaborar a DRE, uma com as despesas classificadas pela função e outra pela natureza

    I) Método FUNCIONAL (+ Genérica):

    • Custo dos produtos e serviços vendidos;
    • Despesas de vendas;
    • Despesas Administrativas;
    • Despesas Financeiras;
    • Lucro bruto.

    II) Método da NATUREZA das despesas (+ Específica):

    • Depreciação;
    • Amortização;
    • Compras de matéria prima;
    • Publicidade;
    • Benefícios a empregados.

    LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA:

    → A classificação por função é adotada pela Lei nº 6.404/1976.

    (CESPE/MPU/2013) Para as despesas, a Lei n.º 6.404/1976 adota a classificação funcional.(CERTO)

    (CESPE/TJ-RR/2012) O modelo de demonstração do resultado do exercício apresentado abaixo utiliza a função das despesas como método para subclassificá-las.

    Receitas de Vendas ------------------ 10.000

    Custo dos Produtos Vendidos ------(6.000)

    Lucro bruto ------------------------------ 4.000

    Despesas de vendas ----------------- (600)

    Despesas administrativas ----------- (300)

    Outras despesas ---------------------- (300)

    Resultado antes dos tributos ------- 2.800

    (CERTO)

    CPC 26:

    As despesas podem ser classificadas na (DRE) de acordo com a respectiva natureza OU função.

    (CESPE/ANTT/2013) Na elaboração da demonstração do resultado do exercício, a subclassificação das despesas pode ser realizada pelo método da natureza da despesa ou pelo método da função da despesa.(CERTO)

    Critério deve ser baseado na que propiciar informação:

    • Mais confiável; &
    • Mais relevante;

    (CESPE/ABIN/2018) Na demonstração de resultado do exercício (DRE), as despesas devem ser subclassificadas. A escolha da classificação dos gastos pela função da despesa ou pelos gastos por natureza está baseada na capacidade de o método proporcionar informação mais confiável e mais relevante à entidade, cumpridas as determinações legais.(CERTO)

    CPC 26 tem uma “quedinha” maior pelo método da natureza, observe:

    Item 104. As entidades que classificarem os gastos por função devem divulgar informação adicional sobre a natureza das despesas, incluindo as despesas de depreciação e de amortização e as despesas com benefícios aos empregados.

    (CESPE/ANTAQ/2014) A elaboração da demonstração do resultado do exercício pelo método funcional não exime a empresa da divulgação adicional de informações das despesas segundo sua natureza.(CERTO)

    # CONCLUSÃO:

    • Lei 6404/76 INDUZ a apresentação por Função;

    • CPC 26 INCENTIVA a apresentação por Natureza;

    (CESPE/STM/2018) Na demonstração de resultado, apesar de a legislação societária induzir a apresentação da despesa por função, ela também poderá ser apresentada de acordo com a sua natureza.(CERTO)

    (CESPE/SEFAZ-CE/2021) Apesar de a apresentação funcional ser a mais utilizada pelas organizações na elaboração da demonstração de resultado do exercício, a apresentação por natureza da despesa é a incentivada pelas normas contábeis.(CERTO)

    “Mesmo nos dias difíceis, não desista. Lute com esperança e fé.”

  • só pra complementar o Mauro, esse tópico 105 do CPC 26 a FGV já cobrou

    105. A escolha entre o método da função das despesas e o método da natureza das despesas depende de fatores históricos e setoriais e da natureza da entidade. Ambos os métodos proporcionam uma indicação das despesas que podem variar, direta ou indiretamente, com o nível de vendas ou de produção da entidade. Dado que cada método de apresentação tem seu mérito conforme as características de diferentes tipos de entidade, este Pronunciamento Técnico estabelece que cabe à administração eleger o método de apresentação mais relevante e confiável, atendidas as exigências legais. Entretanto, dado que a informação sobre a natureza das despesas é útil ao prever os futuros fluxos de caixa, é exigida divulgação adicional quando for usada a classificação com base no método da função das despesas. 

  • Gabarito: Certo!

    Existem duas formas de análise das despesas na DRE:

    • Método da natureza da despesa: As despesas são agregadas na DRE de acordo com a sua natureza, não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Assim, não é necessária alocação de gastos a classificações funcionais.
    • Método da função da despesa: Classificam-se as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento. É o método adotado no Brasil.

  • Gabarito: CERTO

    Despesa quanto a NATUREZA

    - Depreciação 

    - Compras de materiais 

    - Transporte 

    - Benefícios a empregados 

    - Publicidade 

    Despesa quanto a FUNÇÃO

    - Despesa com vendas 

    - Despesa administrativa 

    - Outras receitas e despesas 

    - Lucro Bruto 

    BIZU:

    Métodos fuNcional=mais geNérica (Cmv, despesa com vendas, despesas administrativas etc..)   

    Método da naturEza=mais Específica (comissões, depreciações, salários....)   

  • CORRETO

    Funcional >>>> 6.404

    Natureza >>>> CPCs e normas internacionais

  • Prova de Contabilidade Custo e Geral comenta pelo Professor Feliphe.

    https://www.youtube.com/watch?v=5t-VTAh-27k

  • Prova de Contabilidade Geral e de Custos comentada pelo Professor Feliphe.

    https://www.youtube.com/watch?v=5t-VTAh-27k

  • Segundo o item 99 do Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis:

    99. A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais.

    A primeira forma de análise é o método da natureza da despesa. As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais.

    A estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício, citada no art. 187 da Lei n° 6.404/76, tem relação com o método da função da despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos”, classificando-se as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento.

    A escolha entre o método da função das despesas e o método da natureza das despesas depende de fatores históricos e setoriais e da natureza da entidade. Ambos os métodos proporcionam uma indicação das despesas que podem variar, direta ou indiretamente, com o nível de vendas ou de produção da entidade. Dado que cada método de apresentação tem seu mérito conforme as características de diferentes tipos de entidade, este Pronunciamento Técnico estabelece que cabe à administração eleger o método de apresentação mais relevante e confiável, atendidas as exigências legais. Entretanto, dado que a informação sobre a natureza das despesas é útil ao prever os futuros fluxos de caixa, é exigida divulgação adicional quando for usada a classificação com base no método da função das despesas.

    Com isso, conclui-se que a classificação por função é necessária por estar prevista na Lei n° 6.404/76. No entanto, percebe-se que a apresentação por natureza da despesa é incentivada pelo Pronunciamento Técnico CPC 26, o que torna correta a assertiva.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C

    • Lei 6404/76 INDUZ a apresentação por Função;
    • CPC 26 INCENTIVA a apresentação por Natureza
    • copiei esse trecho do Mauro pq foi o mais relevante para mim