-
Questão que versa sobre terminologia e classificação de custos.
De fato, existem alguns tipos de materiais que, por terem valor insignificante em relação ao todo da produção, podem, por esse motivo, ser classificados como custos indiretos de fabricação, mesmo que sejam, na prática, custos diretos. Isso vai ao encontro do princípio da materialidade ou relevância, o qual desobriga um tratamento mais rigoroso àqueles itens cujo valor monetário é pequeno dentro dos gastos totais.
Um bom exemplo são os pequenos materiais de consumo industrial que, por consistirem em valores irrisórios, são englobados e totalmente considerados como custos indiretos ou até como despesa no período de sua aquisição, simplificando o procedimento por se evitar seu controle e baixa por diversos períodos.
Exemplo típico de materiais que podem parecer diretos mas são geralmente tratados como indireto para pouca materialidade no seu valor são os materiais auxiliares. Eles são itens que participam do processo produtivo, mas não entram na composição dos produtos fabricados, ou seja, possuem contato e/ou ação sobre o produto fabricado, porém não o integram fisicamente.
Exemplo: lixas, abridor, estopas etc. Importante destacar que os materiais auxiliares integram os custos indiretos de fabricação, apesar de estarem na subdivisão dos materiais.
Fonte: Direção Concursos.
-
GABARITO: C.
Resolução:
Despesa: gasto relativo a bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas, manutenção da sociedade empresária e remuneração do capital de terceiros. Em outras palavras, despesa é a redução patrimonial intencional com o objetivo de realização de receitas. Exemplo de despesas: salários do pessoal administrativo, consumo de materiais de expediente, comissões de vendedores etc. A comissão de venda é uma despesa para a empresa industrial.
FONTE: GRANCURSOS.
-
Correto
Gasto abrange tudo, custos e despesas e investimentos (Qualquer tipo de dispêndio). Neste caso é uma despesa com venda, pois não tem nada a ver com a produção
-
Despesa: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
CORRETA.
-
Prova de Contabilidade Geral e de Custos comentada pelo Professor Feliphe.
https://www.youtube.com/watch?v=5t-VTAh-27k
-
Para revisar alguns conceitos importantes da
Contabilidade de Custos, vamos relembrar os seguintes termos:
1. Custo: é o gasto relativo à bem ou serviço
utilizado na produção de outros bens ou serviços.
2. Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer,
que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse
representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
3. Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do
bem ou serviço.
4. Investimento: Gasto ativado em função de sua
vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).
5. Despesa: Bem ou serviço consumido diretamente ou
indiretamente para a obtenção de receitas.
A questão afirma que seus produtos são vendidos no
mercado por intermédio de terceiros. Então, a comissão de vendas é um gasto
consumido diretamente para obtenção de receitas. Com efeito, a comissão do
vendedor é uma despesa e não um custo.
Fonte:
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos, 10ª
Edição.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Os produtos fabricados por determinada empresa industrial são vendidos no mercado por intermédio de terceiros, que, em troca, recebem da empresa industrial uma comissão por cada unidade vendida. Nessa situação, considerando-se a terminologia aplicada à contabilidade de custos, tal comissão representa, para a empresa industrial, um gasto que se enquadra também no conceito de despesa. certa
Bendito serás!!