SóProvas


ID
5455732
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas eleições para a regência única, realizadas em abril de 1835, o Padre Feijó derrotou seu principal competidor, Holanda Cavalcanti, proprietário rural de Pernambuco. O corpo eleitoral era extremamente reduzido, somando cerca de 6 mil eleitores. Feijó recebeu 2.826 votos, e Cavalcanti, 2.251. Pouco mais de dois anos depois, em setembro de 1837, Feijó renunciou. Ele sofrera pressões do Congresso, sendo acusado de não empregar suficiente energia na repressão aos farrapos, entre cujos chefes estava um de seus primos. Nas eleições que se seguiram, triunfou Pedro Araújo Lima, futuro Marquês de Olinda, antigo presidente da Câmara e senhor de engenho em Pernambuco.

A vitória de Araújo Lima simbolizou o início do “regresso”.

(Boris Fausto, História do Brasil)


O “regresso” representava uma corrente política

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA E.

    Pessoal, a palavra "regresso" nesse contexto já pode nos dar a ideia de que voltaria a ser conservador, voltaria a ter ideias antigas.

    Nesse contexto estamos falando do período regencial, em que Dom Pedro I já estava no trono e já ocorrera o golpe da maioridade. Essa corrente política que a assertiva nos diz é justamente ter como objetivo a centralização política e reforço da autoridade.