SóProvas


ID
5456695
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao considerar a macrocompartimentação do relevo brasileiro, não se pode negligenciar sua natureza morfogenética. A compartimentação atual tem fortes ligações genéticas com o soerguimento da plataforma sul-americana e com processos erosivos muito marcantes nas bordas das bacias sedimentares em concomitância com o soerguimento da plataforma sul-americana.

(Jurandyr Luciano Sanches Ross. Geografia do Brasil, 2001, p. 52. Adaptado)

O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem sua gênese, que são:

Alternativas
Comentários
  • A questão acima tem como tema o relevo brasileiro com ênfase das três unidades geomorfológicas presentes no país.
    Para responder a questão é importante que o candidato saiba quais são esses três tipos de unidades geomorfológicas e quais são suas características.
    O relevo brasileiro, em geral, é caracterizado por possuir em seu interior baixas e médias altitudes. As formas de relevo mais comuns no país são os planaltos e as depressões, que tem origem através dos escudos cristalinos e de bacias sedimentares.
    Quanto à classificação do relevo brasileiro, temos três unidades geomorfológicas: planalto, planície e depressão.
    Os planaltos são terrenos elevados e planos que se caracterizam por possuir altitudes acima de 300 metros onde há o predomínio do desgaste erosivo.
    Já as planícies são terrenos planos com baixas altitudes que geralmente não passam de 100 metros, onde há a grande acumulação de sedimentos.
    Por fim, temos as depressões que são terrenos, formadas por processos erosivos, que possuem um certo grau de inclinação e possuem altitudes entre 100 e 500 metros.
    Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

    Gabarito do Professor: Letra B.