SóProvas


ID
5456743
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As gônadas masculinas, ou testículos, contêm muitos tubos altamente enrolados, denominados túbulos seminíferos. É nas paredes dos tubos seminíferos que ocorre a espermatogênese, processo de formação dos gametas masculinos.

Nesse processo

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a alternativa correta sobre a espermatogênese, citando que a formação dos gametas masculinos ocorre nos tubos seminíferos, localizados nas gônadas masculinas. O processo de formação de células reprodutoras masculinas (espermatozoides) é chamado de espermatogênese e ocorre nos testículos, dentro dos túbulos seminíferos, onde as células germinativas se transformam em espermatogônias (2n). Esse processo inicia na fase da adolescência e perdura por toda a vida. Na etapa inicial do processo, no período germinativo, as espermatogônias passam por mitoses até o período de crescimento, onde originam os espermatócitos primários, com células diploides (2n). Os espermatócitos primários duplicam seu DNA e iniciam a meiose, surgindo duas células menores, os espermatócitos secundários com células haploides (n). Os espermatócitos secundários realizam a segunda meiose, originando espermátides haploides (n). As espermátides então se transformam em espermatozoides (espermiogênese), com diferenciação celular, mas sem ocorrer outras divisões celulares. O espermatozoide formado é liberado no túbulo seminífero e segue para o epidídimo, virando célula móvel. (Gametogênese feminina: A ovogênese. Disponível em: https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Morfologia/material_didatico/Prof_Wellerson/Embriologia/ovogenese.pdf. Acesso em janeiro de 2022; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)





    Fonte das imagens: sites todamateria.com.br e biologiatotal.com.br




    Nesse processo


    A) o espermatócito primário é uma célula diploide que sofre mitose e origina o espermatócito secundário. Incorreta. O espermatócito primário (2n) sofre meiose após duplicar seu DNA, originando, assim, o espermatócito secundário haploide (n).

    B) cada espermatócito secundário formado, ao sofrer meiose, origina duas espermátides haploides. CORRETA. Os espermatócitos secundários (n) realizam a meiose, resultando em duas espermátides também haploides.


    C) células germinativas, ainda durante o período embrionário, dividem-se por meiose e originam as espermatogônias. Incorreta. Durante o crescimento, as células germinativas realizam a divisão por mitoses, e não por meiose, originando as espermatogônias que posteriormente se transformam em espermatócitos primários.


    D) durante a formação dos espermatozoides ocorre a separação dos pares de cromossomos. Incorreta. Nas últimas etapas da espermatogênese, as espermátides se transformam em espermatozoides (espermiogênese), através de diferenciação celular, sem ocorrer divisões celulares, não ocorrendo nenhuma separação de cromossomos.

    E) durante a formação dos espermatócitos secundários ocorre a separação das cromátides irmãs. Incorreta. Na formação dos espermatócitos secundários, ocorre a meiose I, onde podemos observar as etapas prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I, meiose que ocorre apenas a separação dos cromossomos análogos. As cromátides irmãs se separam apenas na meiose II, durante a formação das espermátides.  



    Gabarito do Professor: Letra B.