SóProvas


ID
5456773
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No Brasil, a esquistossomose ainda se configura como problema de saúde pública, tendo atingido, em 2017, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas no país. A doença pode causar problemas no fígado, intestino, pulmões, complicações neurológicas, além de outros agravos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil está em situação intermediária entre os 78 países em que a doença permanece endêmica.

Isso é uma consequência da

Alternativas
Comentários
  • Doença parasitária diretamente relacionada ao saneamento precário, causada pelo Schistosoma mansoni. A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.

    LETRA C

  • A questão aborda a esquistossomose, uma doença que atinge muitas pessoas no país, causando problemas fisiológicos graves. Pede-se a alternativa correta da consequência que leva a ocorrência da esquistossomose.  Muitas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, verminoses e fungos. Elas podem ter diversos agentes etiológicos (organismo causador da doença) com variadas formas de transmissão.  O agente etiológico é o organismo causador da doença, que normalmente necessita de um vetor para disseminar uma patologia. Algumas doenças possuem vacina como prevenção (a forma mais eficaz) e outras possuem métodos para diminuição do contágio, como exemplo o saneamento básico e uso de preservativos em relações sexuais. A esquistossomose é uma doença parasitária causada por um verme (platelminto Schistosoma mansoni) e sua transmissão ocorre através de fezes humanas (hospedeiro definitivo) que contaminadas com ovos dos vermes os liberam na água, e eclodem em larvas que infectam e se desenvolvem em caramujos (hospedeiro intermediário) que liberam larvas do parasita na água novamente, infectando o indivíduo em contato com a água contaminada. Não há presença de vetor na transmissão da Esquistossomose. Essa doença também é conhecida por “barriga d'água" ou “doença dos caramujos", e está relacionada diretamente à falta de saneamento básico e locais com difícil acesso à água potável. (Esquistossomose. 2020. Disponível no endereço eletrônico do governo. Acesso em fevereiro de 2022)

    Fonte da imagem: site infoescola.com


    Isso é uma consequência da


    A) cobertura vacinal deficiente, pois há uma vacina eficiente contra a doença. Incorreta. A doença esquistossomose não possui vacina preventiva, portanto não há cobertura vacinal deficiente.

    B) ingestão de alimentos contaminados com o ovo do parasita. Incorreta. A transmissão da esquistossomose não ocorre através de ingestão de alimentos contaminados, e sim pelo contato com a água contaminada por larvas.

    C) falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras. CORRETA. A falta de saneamento é um dos principais fatores que levam à ocorrência da esquistossomose, pois a forma de transmissão dessa doença é através da contaminação das larvas em água doce. Com maior saneamento, a contaminação será proporcionalmente menor.

    D) ingestão de alimentos contaminados pelo hospedeiro intermediário da doença. Incorreta. A transmissão da esquistossomose não ocorre através de ingestão de alimentos contaminados, e sim pelo contato com a água contaminada por larvas.

    E) presença do mosquito, vetor da doença, em muitos municípios brasileiros. Incorreta. Essa doença não possui vetor, sua transmissão ocorre através do contato com água doce contaminada por larvas liberadas de caramujos contaminados.



    Gabarito do Professor: C